quarta-feira, agosto 04, 2004

A última do Vaticano

Contrariamente a muitas pessoas não fiquei chocado, nem admirado sequer com a nota emitida pelo Vaticano relativa aos movimentos feministas e os seus supostos excessos. Nao esperava outra coisa de uma organização com a lista de dogmas que a Igreja Católica tem, ou com o tipo de pessoas que a formam. Estranho seria, até mesmo paradoxal, que o Papa emitisse uma nota defendendo a igualdade entre os géneros, ou o direito absoluto da Muher sobre o seu próprio corpo, ou, ainda, a defesa da educação sexual para todos, contemplando todas as opções/orientações sexuais, bem como identidades do género livre de complexos. Ora aí estava algo que verdadeiramente me surpreenderia na Igreja Católica!

Cada vez mais me identifico com a máxima daquele outro que dizia que quando um amigo lhe confessava ser religioso, ele sentia que o tinha de ajudar a lidar com isso, da mesma maneira que se ajuda um amigo que nos pede para o auxiliarmos a deixar de fumar...

2 Comments:

At 10:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É curioso a falta de tolerância que por vezes aqueles, seguramente profundamente iluminados, têm em relação às posições tomadas pelo Vaticano.
Mais curioso ainda é a profunda falta de respeito pelo próximo que tais atitudes encerram.
Passo a explicar: com certeza que se poderá concordar, pacíficamente, com a ideia de que algo em excesso não é propriamente salutar, que a moderação e a sensatez são valores importantes porque simplesmente são equilibrados. Não me espanta que o Vaticano se pronuncie contra os radicalismos seja eles quais forem de venham donde vierem. Por isso caro Blogger não se espante. Já agora dou-lhe uma dica sobre o que é ser tolerante, caso esteja esquecido: respeitar o outro e não impor os valores do prório a esse outro; será que isso se passa na sua vida ?

 
At 3:19 da tarde, Blogger para lá de bagdade said...

A ideia base deste post é claramente a falta de surpresa perante o radicalismo e dogmatismo da Igreja, algo que não terá percebido. Continuo a defender que não se pode esperar algo de diferente da Igreja.

O meu respeito pelos outros tem ido segurmanente muito além do respeito dos outros por mim. Quando esse mesmo respeito falha é legitimo que uma pessoa se defenda. Nem mesmo a Igreja dá a outra face...em vez disso está constantemente a tentar influenciar a sociedade em que se insere, deixando muito pouco espaço ao legislador e ao político para tomar decoisões livremente isentas de considerações religioso-morais. Veja-se o exemplo do divórcio, da interrupção voluntária da gravidez, entre outras questões...Afinal onde está o respeito?

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog