terça-feira, janeiro 11, 2005

Vozes lúcidas

Luís Fernandes é uma das vozes mais lúcidas que reflete sobre assuntos como a pobreza, a criminalidade e o uso problemático de drogas. O poder não gosta e reage mal às criticas, comme d'habitude...

Luís Fernandes, investigador da Universidade do Porto, traçou a evolução histórica da droga, apontou a tentação da "criminalização da pobreza" e focou a intervenção urbana nos chamados bairros negros do país como falsa solução: Casal Ventoso, Sé e São João de Deus. "É como se a droga tivesse tomado a rua e os políticos dissessem: 'É tomando a rua que se resolve o problema da droga'", sustentou.
Fernandes criticou as "intervenções paliativas, que não têm em conta o que está a montante da droga, a quantidade de factores que produzem fenómenos como os arrumadores e que procuram, de algum modo, limpar as ruas e tranquilizar o cidadão comum". Os problemas "não desaparecem, deslocam-se", avisa, reivindicando "programas de intervenção social de fundo", o que, em seu entender, "não é apelativo aos políticos" que se regem pela apresentação de resultados a "curto prazo".
Mota Cardoso reagiu mal. Passou por cima de intervenção de Carlos Farate, antigo director do CAT Oriental e actual supervisor da Estrutura Intermédia, um novo projecto da Fundação Filos, acusou Luís Fernandes de estar a fazer política e enalteceu a "coragem" da autarquia liderada pelo social-democrata Rui Rio (que, recorde-se, resolveu tomar as rédeas do combate à toxicodependência).


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog