quarta-feira, março 29, 2006

Obsoleta Europa?

Os adeptos do status quo querem-nos fazer acreditar a todos que não há alternativas, que não há outros caminhos, que não há outra maneira de evoluir, competir e crescer. Esses senhores, curiosamente, ganham força e relevância só após a falência do sistema alternativo, o mesmo, cuja mera existência, propulsionava o "nosso" regime a um programa de constante e sistemática melhoria e aprofundamento.

Olhe-se para a vilipendiada França, sinónimo hoje em dia de tudo o que supostamente está errado com a Europa e atente-se ao que o governo local quer forçar nos jovens: um contrato de trabalho, não muito diferente do regime nacional de prestação de serviços, com a duração de dois anos, sem necessidade de renovação, nem, no caso de rescisão, de qualquer indemnização. Isto é precariedade, como ela nem existe no chamado modelo anglo-saxónico, onde a demissão (desde que não fundamentada em razões que violem os direitos fundamentais) é facilitada, mas onde a pessoa despedida tem, em primeiro lugar, direito a uma compensação, em segundo, a assistência imediata do Estado, quer a nível local, quer central e, por último, a, caso se sinta "unfairly dismissed" a uma intervenção quase imediata do poder judicial.

O assustador em França é o pressentimento de que este seria/será apenas o primeiro passo numa longa lista de "reformas", todas num sentido só, sem que se discuta sequer para onde nos leva este modelo de globalização, nem que regras poderiam ser formuladas, quer para benefício dos trabalhadores do Vale do Ave, quer para os trabalhadores de Shangai.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog