terça-feira, abril 11, 2006

Democrazia

Tenho lido e ouvido, com alguma incredulidade, comentadores e bloguistas sobre as eleições em Itália. Dizem que a "quase reeleição" de Berlusconi devia, à semelhança da reeleição de Bush, servir de lição para muita gente, jornalistas também, que pretendem decidir as eleições dos outros. Fazer este tipo de afirmações, por acaso sempre feitas em relação a certas figuras, quer da direita, quer da esquerda populistas, é fazer tabula rasa da história e é, especialmente, fazer tabula rasa da democracia.

Defender Berlusconi, numa altura em que tanto se brada contra a falta de qualidade da política e políticos europeus é defender uma certa inexorabilidade da decadência do regime europeu, nepotismo, utilização do estado e dos meios do estado em proveito próprio, estagnação do processo de construção comunitário e populismo, populismo, populismo.

Por muito que quem esteja do outro lado da barricada, quer na Venezuela de Chavez, ou na Itália de Berlusconi, ou até na Argélia da FIS, não seja brilhante, prefiro sempre a hipótese do fortalecimento contra a do enfraquecimento do sistema. Por isso fico satisfeito com a vitória (ainda que à tangente, também o que esperavam num estado em que o candidato derrotado controla a maioria dos media?) de Prodi.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog