terça-feira, junho 26, 2007

Os Criacionistas


As polémicas desta semana, que se repetem, mais ou menos, com os mesmos argumentos desde o primeiro passo do movimento gay em quase todos os países do Mundo que o têm (sim, os César das Neves não são especificidade lusa) recordaram-me um excelente artigo do Economist de 19 de Abril sobre o crescente debate entre "criacionistas" e "darwinistas". Com efeito, pelo que a vetusta Economist nos relata, esta questão, até há pouco tempo monopolizada por alguns cidadãos americanos com inclinações fundamentalistas (os quais tentavam, entre outras coisas, que a "Criação" fosse ensinada nos liceus, não na cadeira de História, ou Filosofia, como um Mito, mas na disciplina de Ciências, a par de outras teorias científicas) foi globalizada.
No Quénia um Bispo opõe-se à exposição de um esqueleto de um antepassado dos Homens. ´Da Turquia exportam-se, gratuitamente, uns bonitos "Atlas da Criação" com "provas cientificas" sobre a intervenção divina no acto. Na Roma Oriental, Moscovo, há processos judiciais em curso, mimetizando os que estão a ser litigados nos EUA. Na Roma Ocidental, Roma mesmo, o actual inquilino do Trono de São Pedro fala em "Razão Divina" para justificar o Homem, os Seres Irracionais e o Universo.
Existe um paralelo entre os que se digladiam pelo ensino da "Criação" nas escolas e os que se opõem ao fim da discriminação legalmente estabelecida para cidadãos homosexuais. Ambos recorrem demais às suas "Fés", às suas superstições, aos seus preconceitos e de menos à Razão.
De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog