quarta-feira, agosto 29, 2007

A Má Mãe Rússia

Num mundo em que as superpotências são as primeiras a por em causa o funcionamento o edifício multilateral dolorosamente erguido ao longo da segunda metade do Século XX é natural que um país como a Rússia se faça valer do que tem para conquistar mais.

A Rússia de Putin, ensandecida com tanto petróleo e gás natural, refinando uma forma musculada de "democracia" (com muitas, muitas aspas) busca, pelas piores maneiras, um lugar de predomínio mundial para a "Má Mãe Rússia" que verdadeiramente só foi seu por breves momentos na sua História: Durante os reinados de Pedro o Grande, ou de Catarina (quando a Rússia chega à Chechénia), ou com os sucessivos Sovietes.

O Ocidente, "ensanduichado" entre um "Chantagista Urso" e um esfomeado (por recursos naturais) "Panda" tem de conseguir reagir como qualquer vítima de chantagem deve fazer, denunciando e recusando a chantagem e forçando um regresso à mesa multilateral (a mesma que se poderia constituir como uma espécie de "távola redonda dos tempos que correm") e às regras ditas "civilizadas" de convívio das nações. Para começar a superpotência podia dar o exemplo...

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog