Gaza, Palestina, Israel e Cisjordânia: onde está a Humanidade?
A melhor intervenção sobre o que se está a passar neste momento na faixa de Gaza, escutei-a da boca de uma poetisa Israelita que dizia mais ou menos o seguinte: a humanidade só deve regressar a esta região daqui a 50 anos.
Parece, como já se disse por aqui muitas vezes, que ambas as partes se esqueceram do que são as qualidades básicas da humanidade. É dificil encontrar paralelos com esta situação. É impossível pensarmos que no auge do terrorismo Irlandês, ou Basco o Reino Unido, ou Espanha se pusessem a bombardear zonas mais infectadas por forças, ou elementos fiéis ao IRA, ou à ETA. É impossível imaginar uma acção de Estado que nessas regiões expropriasse terras aos "nativos" para as entregar a Castelhanos, ou a Ingleses, que demolisse casas e destruisse colheitas, ou outros meios de subsistência das familias de reconhecidos terroristas.
Só por isso o antigamente "decente" Estado de Israel não merece grande simpatia, ou muita compreensão. E isto sem que se fale do prolongamento da ocupação, da expansão ilegal de fronteiras, da construção de colonatos, da imposição de estrangulamentos à circulação (mesmo dentro dos territórios entregues à administração Palestina), etc, etc e tal...
De Bag
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home