quinta-feira, outubro 14, 2004

A Lenda de Martim Regos


"Conta-nos a história da maior descoberta de todos os tempos: a revelação do mundo.
Martim Regos nasce no Ribatejo em 1453, mas foge para a Granada muçulmana e converte-se ao islamismo ainda durante a adolescência. Aí inicia uma série de viagens, ora como mouro, ora como cristão. A vida leva-o às mais extraordinárias situações e vive o espanto de quem vê quase tudo pela primeira vez. Viaja pela África negra, pela América recém-descoberta, pelo Médio Oriente, pela Índia e até pela China. É fugitivo, explorador, comerciante, agente secreto ao serviço de Dom João II e é o aventureiro incansável que só a época dos descobrimentos poderia ter criado."

"Mas este relato é também uma extraordinária história de amor que atravessa uma vida inteira. Em tudo Martim Regos vê uma procura incessante de vida, diante de um mundo que vai sendo cada vez mais amplo e mais surpreendente."

Mas para mim o que foi mais interessante neste livro é o facto de a trama se centrar no Português anónimo, neste caso Martim Regos, que apesar de ter feito a História de Portugal desta época nãp ficou para a História. Ao contrário, pois, do que é frequente, este livro não é sobre o Vasco da Gama, ou sobre o Infante D. Henrique, mas sim sobre os que os acompanharam e os que os fizeram grandes. Por último, apesar de se passar há cinco séculos, a história é atravessada de modernidade.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog