terça-feira, janeiro 11, 2005

Os Mandarins

Sampaio está na China, na popular. Levou consigo a maior comitiva de sempre e só para justificar esse facto o, também muito eficaz spin, de Belém deitou cá para fora uma série de números sobre a classe média chinesa, ou sobre o número de turistas chineses que se vão começar a passear pelo mundo e que. claro está, vão preferir visitar a Torre de Belém e não o Big Ben, ou o Castelo de São Jorge e não Versailles. A coisa foi mesmo apresentada como se Portugal tivesse acabado de descobrir o "ouro do brasil" e a hipótese de novos "negócios da China" fosse a receita mágica para evitar 10 anos de sacrifícios para reduzir o défice e, como tal, fosse preciso ir fazer o kow tow aos Mandarins de Pequim.

Espero que estes senhores que acompanham Sampaio façam bons negócios, que o país precisa ( e eles também!), mas gostava de ter ouvido mais qualquer coisa sobre Macau e, já agora, se não fosse muito incómodo sobre Direitos Humanos.

2 Comments:

At 5:07 da manhã, Blogger Nic said...

Eu moro na Republica da China (nao a popular) e nao sabia nada dessa visita. Pois estas a ver que o direito 'a informacao tambem aqui nao e' respeitado ;-(

quanto ao que o sampaio esta' a fazer, ja outros lideres o fizeram ha' muito tempo, tentar sacar uma fatia do progresso da PRC... vamos e' sempre tarde va la' saber-se porque!

Quanto a Macau, a qualidade de vida, PBI, ordenados, empregos, seguranca, subiram de uma forma vertiginosa desde que o governo inerte portugues lhes deu a carta de foral.
Ha apenas um se nao (mas esse e' egoistamente pessoal), Macau esta a ser colonizado pelos operadores de casino de Las Vegas ;-(

 
At 9:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Blogger

Estes últimos desenvolvimentos políticos,mais remotos e mais recentes, fazem-me antever o fim da III República e a necessidade urgente de refundação de uma nova.
O mal, é que a ser verdade, a eventual nova IV República nasce sem ser pensada, reflectida...
Enfim, como sempre, o nosso país continua igual a si próprio.

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog