quarta-feira, abril 13, 2005

DGV/SM

Todos os governos até agora têm tido uma espécie de "nojo" em mexer nas coisas pequenas, coisas como procedimentos da administração pública que facilmente poderiam mudar. Por exemplo aqui há umas semanas deixei-me encantar pela loja do cidadão dos Restauradores, uma organização que era suposto existir para nos facilitar a vida, e fui lá tratar de renovar a minha carta de condução com alteração de morada. Depois de comprados e preenchidos os impressos, aguardei, um tempo razoavel, para os entregar.

Fui atendido por uma Senhora educada e amável, que após ter seguido todos os procedimentos me informa que a carta definitiva demoraria até dois meses (sim leram bem dois meses) a ser enviada para a minha casa e que se entretanto eu quisesse conduzir teria de me deslocar até à Direcção Geral de Viação, para que me entregassem uma guia de condução provisória, porque ali não o estavam autorizados a fazer...

Passado o espanto inicial, lá me conformei que afinal uma operação tão simples, como esta de pedir uma segunda via da carta com alteração de morada, não se resolveria com uma única ida a uma repartição e lá aceitei ir à tal DGV, onde me tinham dito que não precisava de tirar senha, nem de esperar.

Hoje, lá fui à DGV, qual não foi o meu espanto, quando deparei com um serviço sobrelotado de gente à espera, cansada, transpirada, funcionários em stress e um painel electrónico que ia passando as mensagens mais surrealistas que, a cada 5 minutos, culminavam num pedido de Silêncio. E lá tive de esperar, esperar e esperar. Foram cerca de 40 minutos à espera numa fila de um balcão de informações e ainda assim senti-me afortunado a comparar com um senhor que tinha tirado uma senha qualquer com o número 256 e que tinha de esperar que a fila evoluisse do número 143.

Não percebi e não percebo porque é que a DGV sobrecarrega, ainda mais, a própria DGV ao enviar as pessoas para si própria, se podia evitar que algumas centenas de pessoas lá fossem. Será este masoquismo causado por algum distúrbio dos seus dirigentes? Ou será este mesmo masoquismo, o mesmo que ajuda a explicar a prática de baixar os braços perante a guerra civil das estradas nacionais?

2 Comments:

At 11:48 da manhã, Blogger Nan said...

Dois meses? Pinta, já estão mais rápidos! A minha demorou SEIS meses, mas na loja do Cidadão de Setúbal pssaram-me a tal guia. Coisas!

 
At 10:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

isto só vem dar razão àqueles que se sentem terceiro mundistas num pais que se diz do primeiro mundo A culpa e de alguém que deseja ser mandão em tudo e concetra tudo á sua volta Se fosse só isto neste triste país?? E asestragas que andam sempre a falar em acidentes e são uma vergonha? curvas que em vez de serem inclinadas para dentro estão inclinadas para fora Esta é ainda mais vergonhosa

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog