quarta-feira, abril 27, 2005

O Titubeante e os Referendos

Uma vez titubeante, sempre titubeante: este poderia ser um dos muitos epítetos por que Sampaio deveria ficar conhecido. Só assim se explica que depois de, em França, ter manifestado o seu incómodo face à lei nacional sobre o aborto venha agora atirar qualquer hipótese de realização do mesmo para as calendas gregas. Ou será que alguém acredita que Cavaco (que tudo aponta será o nosso próximo Presidente) irá expeditamente tratar do assunto?

Sampaio procura uma vez mais lavar as mãos do assunto que, por acaso, é mesmo incómodo e com argumentos ilógicos. Senão vejamos: Sampaio começa por falar na falta de tempo para debate em torno da questão da despenalização do aborto mas não faz o mesmo quanto ao referendo europeu, o qual pode ser realizado até ao final do próximo ano, sendo que poucos portugueses saberão citar qualquer artigo do novo tratado constituinte da UE, ou sequer algum do seu conteúdo e implicações. Será que isso mudará até ao Outono? Duvido pois para que isso acontecesse era necessário que o Governo já tivesse publicado e distribuído um documento sintético explicativo do mesmo á população. Mais seria, ainda, preciso que o português médio se consciecializasse que o Tratado mexe consigo, o que manifestamente agora não acontece. E tal pode até convir às autoridades nacionais, não fossemos nós resolver reclamar alguns direitos fundamentais aí consagrados...Enquanto isso pergunte-se a qualquer português médio o que pensa sobre a despenalização do aborto, ou até sobre o que é "isso" e terá a chamada "resposta na ponta da língua".

Depois, Sampaio atira-nos com o argumento de prioridade. Francamente não percebo que tipo de elan conferirá no resto da Europa ao processo constituinte europeu um Sim entre nós. Estará alguém no Reino Unido, ou Holanda, ou Alemanha realmente preocupado com o que os subsídio-dependentes dos portugueses têm para dizer sobre o assunto? Duvido também. Acrescente-se a isso o facto de continuarem a ser julgadas, entre nós, mulheres por abortarem, para tornar, ainda, mais incompreensível este procrastinar da parte de Sampaio. Pessoa a quem eu tomava por titubeante, mas não necessariamente por mentiroso.

1 Comments:

At 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

muito boa posta.

brusselaar

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog