segunda-feira, junho 27, 2005

Lido: PORTUGAL RECORDAÇÕES DO ANO 1842, Felix Lichnowsky

Portugal precisava era mesmo de um Bill Bryson que de forma inteligente se metesse com as nossas idiossincrasias, chamando a atenção para alguns dos nossos problemas. Como ainda não tem, decidi pegar neste livrinho, sugerido por um comensal num almoço há algumas semanas, diga-se de passagem sem grandes esperanças.

Lichnowsky, jovem aristrocrata alemão, passeia-se entre nós logo após o final da guerra civil, a qual se seguiu às invasões napoleónicas. Em suma, o país estava de rastos, as finanças públicas exauridas, o património empobrecido e, só na Corte reinava um "Rei" esclarecido, por sinal um compatriota de Lichnowsky, D. Fernando. Claro que tais factos não escaparam à sua observação.

O autor visita quase todo o país com a excepção de zonas raianas e do Algarve. Como o faz ainda antes do estremecimento do Fontismo, viaja com lentidão numa terra quase sem estradas, em que os rios se substituiam, quando possível, ao actual alcatrão.

Da leitura do livro fica ainda a curiosidade da incompetência inexplicavel das tropas de D. Miguel, ao desistirem de lutar, ou a baterem em retirada perante o avanço triunfal das muito menores forças de D. Pedro. Igualmente notável os retratos de alguns dos estadistas da época: Sá da Bandeira, Saldanha, Palmela e a conclusão que ontem, tal como hoje, estávamos mal servidos...

2 Comments:

At 10:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Saudações coordiais.
Tenho uma edição original do dito livro «Portugal - Recordações do Anno de 1842», do Príncipe Linchovsky, de 1845. (Se quiser saber de outros livros do século XIX, pode contactar-me por duque.magalhaes@hotmail.com). Porventura pode informar-me sobre o seu valor?
Agradecimentos e aguardo resposta por mail.
Alves de Magalhães

 
At 10:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Obs. Não é que queira vender, mas gostaria de me informar.

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog