terça-feira, junho 14, 2005

Do Luto e da falta de sentido crítico

Virei as costas, distraído com o bom tempo e o mar e quando voltei a olhar tinham morrido quatro conhecidos portugueses: Vasco Gonçalves, Cunhal, Eugénio Andrade e Bertholo. Quanto aos dois últimos não há muito a dizer, a não ser o facto de uma vez mais se ter optado por enterrar a homossexualidade do poeta, não a mencionando um único orbituário. Claro que em toda a obra de Andrade ela está presente essa forma misteriosa de sexualidade que ele como que só vivia por metade em sonhos e exaltações.

Quanto aos dois primeiros nomes, fiquei surpreendido com a falta de sentido crítico e a forma panegírica como Gonçalves e Cunhal foram reverenciados, até por antigos inimigos, só pela coerência demonstrada, como se isso em si e de per se fosse uma qualidade (que lugar ocupará Castro, Hitler, Pinochet, ou Salazar no coração desta gente? É que líderes mais coerentes não há...). De facto Gonçalves e Cunhal foram parte e autores mesmo de uma estratégia assumida de instaurar entre nós um regime de democracia popular segundo o modelo Soviético. Também é claro que nas considerações de um e de outro, na altura, estiveram menos os interesses nacionais do que os da revolução marxista leninista soviética internacional.

Adenda: Ainda sobre Cunhal e a propósito da sua alegada luta pela Liberdade (que quanto a mim não passou de uma tentativa de substituir uma ditadura, por outra) ocorre-me o seguinte Epitáfio: "No lugar certo, pelo motivo errado".


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog