quarta-feira, novembro 02, 2005

As Ambições do Professor (I)

Estive a ler o texto contendo as chamadas ambições de Cavaco para o país, caso venha a ser eleito Presidente. Enquanto algumas são mesmo só ambições, outras são projectos que não cabem ao PR. O texto, esse é pobre. Em primeiro lugar falta ambição às ambições de Cavaco. Depois também falta a visão que vá além do mundo das finanças e economia. Que outra razão há para que o Professor misture cultura e ordenamento do território (acabando por falar quase só deste)? Ou, então, que fale do objectivo da Igualdade, mas ignore todos os temas, polémicos, que fazem parte da discussão em torno desse objectivo, ou princípio?

Igualmente irónica é a preocupação manifestada por Cavaco com o aprofundamento da qualidade da democracia portuguesa. Ele que sempre que ocupou um lugar de responsabilidade enveredou por comportamentos contrários a essa meta, ou será que apelidar todos os mecanismos nacionais de “checks and balances” como “forças de bloqueio” contribui para essa revitalização da democracia? Ou, ainda, a não comparência sistemática no Parlamento, enquanto primeiro-ministro, também dignifica a democracia?

Também não se percebe como é que o responsável máximo do pacote pomposamente anunciado como a “reforma do ensino superior”, o mesmo que se traduziu tão só no aumento da “propina”, ou o encorajador do boom da formação profissional, à sombra do qual muitos enriqueceram, sem regras, sem determinação do interesse dos cursos, nem do rigor dos conteúdos, pode vir agora afirmar que, enquanto PR, vai apostar na valorização dos recursos humanos. Se a sua visão aqui continuar a mesma de há dez anos atrás teremos com certeza outra década perdida.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog