quarta-feira, janeiro 25, 2006


Parc du Palais Egmont

Atrás do Hotel Hilton, em Bruxelas, há um jardim. Localizado entre a parte alta e afluente da cidade e o bairro do Sablon, conhecido pelos seus antiquários e bons restaurantes, este jardim, que tem uma homenagem a Yourcenar (nascida à distância de alguns quarteirões) permite uma pausa entre dois planos da cidade e é o exemplo perfeito que ilustra tudo o que as cidades desenvolvidas gostavam de ser. Um espaço bem cuidado, com utilizadores de um tipo que não assustam ninguém e tranquilo.Esta zona de Bruxelas é das poucas na cidade moderna cuja toponímia nos faz recuar aos tempos de Guilherme de Oranje, de Carlos V e da Borgonha.

Mesmo ao lado subsiste o adulterado Palácio que servia o grande Egmont. Mais abaixo o "Petit Sablon", outro jardim murado, recorda estas figuras, que começaram por lutar pela separação Estado e Igreja e pela autodeterminação.Não me conseguindo sentar por causa do frio, tive de continuar a andar, tentando imaginar, sem sucesso, o Campo Santana em Lisboa, como um espaço tão acolhedor e bem cuidado, ou, então, o Jardim de São Pedro de Alcântara, ou, mesmo, o Parque Eduardo VII. O único espaço, em Portugal, que me pareceu de alguma forma comparável foi o Jardim do Palácio de Cristal no Porto.

De Bag

1 Comments:

At 3:48 da tarde, Blogger Sofia C. said...

O Parc d'Egmont é de facto uma ilha de tranquilidade em plena Bruxelas. Mas é isso mesmo, não conheço nenhum outro parque aqui, em Bruxelas, que corresponda em tranquilidade e harmonia ao d'Egmont. Acresce que tem horas de abertura. Os outros também não são locais aconselhaveis quando o Sol começa a por-se...
É um pequenissimo parque entre o Hilton e um mini bairro burguês (porque tem casas burguesas no seu estilo e porque é burguês na sua frequência) a que chamamos Sablon e que de facto é muito bonito. Comer bem, sim mais ou menos, há dois ou três restaurantes bons e para se ser visto. Não convém é levantar demasiado a cabeça pois estraga-se o quadro idílico com os edifícios altos e horríveis que despontam aqui e ali. A frequência do parque é simpática e bastante diversificada: eurocratas, belgas de todas as origens apesar da localização que poderia levar a temer um parque hiper pretencioso. Não o é, felizmente.

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog