sexta-feira, fevereiro 09, 2007

SIM

Mais do que estradas, hospitais, ou universidades, bens assaz comuns por essa Europa fora, o que é hoje sinónimo de desenvolvimento "civilizado", ao estilo Europeu, tem que ver com direitos sociais, respeito pelas minorias, encorajamento da diversidade. Portugal, após décadas de uma política de desenvolvimento baseada no betão, precisa de apostar numa outra forma de desenvolvimento que passa, não só por melhorar a forma como os portugueses falam línguas, teclam ao computador, ou são responsabilizados pelos seus actos e omissões, mas, também, pelo encorajamento do respeito por outras culturas, etnias, ou "formas de vida".

Alguém honestamente julga que seria possível a Madrid, Barcelona, Paris, Londres, ou outra cidade capital europeia atingir o nível de desenvolvimento, conforto, segurança e respeito pelos seus habitantes só com bons transportes e telecomunicações? Sem políticas activas de combate à discriminação, de apoio à integração, de promoção de cultura?

Se acham, então pensem novamente.

Por isso, é tão importante que o Sim ganhe no domingo. Porque é essencial que os portugueses sejam um pouco menos hipócritas e um pouco mais sofisticados, assumindo, como o fizeram por exemplo com a legalização da prostituição ou com permissão do divórcio, que há situações que vão sempre ocorrer, quer a Lei as contemple, ou não; porque os portugueses não vivem num mundo mágico ideal, em que nada escapa ao nosso controlo; e porque, acima de tudo, para os Portugueses deve haver liberdade de consciência: a verdade não só não é única, como não é só aquela que certas Fés e Igrejas promovem.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog