segunda-feira, agosto 09, 2004

As Férias do Monarca

Foi divulgado recentemente que o nosso primeiro ministro não eleito estava a passar férias na exclusiva e cara Quinta do Lago no Algarve. Poderia aqui comentar-se como é possível que um presidente de cãmara, com cerca de 5 filhos para sustentar consegue ter disponibilidade orçamental para poder arrendar uma casa, com piscina entre outras mordomias. Mas a questão foi outra. Soube-se que algumas obras para a construção de mais algumas casas luxuosas tiveram de ser paradas para não ser incomodado o nosso PM. Até pode ser que não tenha sido por indicação directa do próprio. Mas o que é facto é que tal preocupação demonstra um excesso de zelo que, por sua vez, denota um servilismo em que os Portugueses são exímios. Especialmente quando estão em causa figuras públicas e de poder com mood swings, ou com uma falta de respeito demonstrada perante quem os serve.

Já são célebres os episódios da sua passagem pela CML. Nomeadamente aquele de só o senhor poder utilizar quer a entrada principal do edificio, quer as escadarias que dão acesso ao andar nobre. Ou as suas viagens acompanhado de médicos, ou as aventuras das suas cozinheiras..entree outros.

Também é sabido que é o PM melhor guardado de sempre, como já era o autarca melhor guardado.

Tudo isto é uma manobra hábil (e diga-se demagógica) de construir em torno da sua figura uma áurea de diferenciação em relação aos outros políticos e em relação aos seus adversários. E é, ainda, demonstrativa de uma forma diferente de olhar para os cargos públicos e todas as suas benesses, bem como para o eleitorado, aquele que neste caso não o pôs lá.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog