quinta-feira, dezembro 02, 2004




Este é o último exemplo de uma série de campanhas que, por esta altura do ano, a Comissão Nacional de Luta contra a Sida lança. Todos os anos, já sabemos este organismo oficial abandona a sua pesada letargia e ganha vida porque é preciso parecer estar a fazer alguma coisa no dia mundial de luta contra a SIDA, que se assinala a 1 de Dezembro. O resto do ano é passado numa gestão de secretaria, ou dando negas aos pedidos de apoio que uma série de ONGs apresentam para fazer o trabalho que a Comissão não faz, ou engendrando novas formas de chegar ao final do ano e devolver fundos orçamentados, mas não gastos de volta ao governo, o qual agradece.

Entretanto, os números de infecções novas vão de preocupantes para assustadores. Entretanto continua a não haver delineação de estratégias de prevenção e acompanhamento pensadas em função dos grupos que se pretende atingir. Entretanto continua a não haver educação sexual nas escolas, nem informação quanto a práticas de sexo mais seguro entre os jovens e os preservativos são raros, caros e olhados com preconceito, porque não houve uma aposta em projectos que tornassem estes profiláticos uma coisa comum e "normal". Entretanto, os presos em Portugal, mesmo quando entram "saudáveis" para os nossos estabelecimentos prisionais, arriscam-se a sair infectados com o VIH, entre outros bicharocos porque o estado continua a preferir assobiar e olhar para o lado, em vez de criar condições para que os presos tenham acesso em condições dignas a seringas e preservativos.

Também aqui este é o país de "tecto baixo". A diferença é o resultado mortal que neste caso tem o preconceito, a indiferença e a incompetência.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog