quarta-feira, dezembro 29, 2004

Morreu Susan Sontag




Morreu Susan Sontag (algumas notas biográficas aqui). Para ler o orbituário do Guardian, ou o do Independent (com citações biográficas interessantes). Susan Sontag fica na minha memória por quatro razões: 1ª " O Amante do Vulcão", que é um romance denso, como denso é o fumo emanado pelo Vesúvio, sobre Lady Hamilton e uma época fascinante; 2ª "In America", outro romance, desta feita sobre a América que já foi, e que a América que é já não recorda que foi; 3ª "Regarding the pain of others", de que aqui já se falou, um pequeno livro de ensaios sobre a vulgarização das imagens de morte e, ou sofrimento humano e as suas consequências na nossa sociedade; 4ª e última: o seu activismo político que a levou a contestar Bush e as suas políticas, numa altura em que poucos intelectuais conhecidos o faziam, no momento que se seguiu aos ataques de 11 de Setembro.

Para o Mundo Susan Sontag é, ainda, especialmente a autora de "Notes on Camp", ou do ataque à interpretação, ensaios que a consagraram como uma das grandes figuras literárias americana do século XX.

De recordar umas palavras de Sontag sobre o fascismo (Fascinating Fascism) que mostram Sontag como ela era:

"The color is black, the material is leather, the seduction is beauty, the justification is honesty, the aim is ecstasy, the fantasy is death."


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog