quarta-feira, dezembro 08, 2004

"Umas verem as outras e as outras a uma"

Posso não ter ido ao concerto da Madonna, mas fui ao jantar dos 80 anos do Dr. Soares. O qual juntou a maior parte do país "político" dos últimos 30 anos. O jantar decorreu sob o lema da sobriedade, quer na forma da homenagem a Mário Soares, quer nos discursos da noite, proferidos por Vieira de Almeida e pelo próprio. O prímeiro procurando recordar as vicissitudes do caminho para a democracia e aquilo que deveriam ser as decorrências lógicas do regime, entre as quais o não querer-se, ou dever-se mudar os outros à força.

O segundo, proferido por Soares, relembrou-nos o facto de cerca de 30 anos da sua vida terem sido passados na resistência, sem certezas, mas antes só a esperança que as coisas um dia mudariam para melhor. Soares acrescentou que, embora retirado da política partidária, continua comprometido com a sua intervenção "político-cívica", manifestando o seu pesar pelas circunstâncias não lhe terem permitido dedicar mais tempo a actividades que, quando as fez, lhe deram enorme satisfação. Actividades como o jornalismo, ou a advocacia.

Soares termina dizendo-se preocupado, por um lado, com a situação actual do país, fazendo um apelo ao que chamou a jovem "safra" para o serviço ao país no respeito pelos velhinhos ideais republicanos, que defendiam que o serviço da res publica pela res publica era recompensa suficiente para o servidor. E por outro, com a situação política internacional e Europeia.

Paralelamente a este jantar de 2000 "amigos" e "amigas" ocorreu a dança de cumprimentos e olhares dos que apareceram, entre estes algumas surpresas e algumas ausências. E à semelhança da ópera, o que era importante era umas verem as outras e as outras a uma.

1 Comments:

At 2:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Independente da fogueira de vaidades dessas ocasiões, imagina no futuro, algum dos políticos que se encontram no activo que com o pretexto de um aniversário tenham mérito para merecer essa distinção? Provavelmente a pergunta nivela por baixo mas perante as expectativas...
Lagrima.blogs.sapo.pt

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog