terça-feira, dezembro 07, 2004

Os 80 anos dos 5 Soares




Soares foi primeiro, para mim, o nome que comecei a ouvir, de entre os vários que eram mencionados na altura como resistentes à ditadura. Logo depois encarnou a única voz que se conseguiu fazer ouvir e sobrepor às vozes mais radicais de certa esquerda com tendências totalitárias.

Depois, em segundo lugar, Soares foi o governante que se deixou enredar, justa, ou injustamente, ainda não sabemos, no drama da descolonização, algo que muito portugueses não lhe perdoam. Em terceiro, Soares foi o governante menos feliz, porque corajoso e com poucas preocupações populistas.

Em quarto lugar, Soares reaparece, após uma travessia do deserto, como pai da nação, ora “monarca bonacheirão”, ora “mandão”, sempre bem recebido pela generalidade dos portugueses.

Por último, em quinto lugar, Soares quase regressa aos seus velhos tempos de contestatário, aliando-se a uma série de movimentos e questões que irão marcar os próximos anos, senão décadas. Ele passa a “estar” com os sem terra no Brasil, com os Índios no México, com os anti-globalização, com os que procuram encontrar novas respostas ao terrorismo internacional, bem como com os que cá contestam a progressiva promiscuidade entre negócios e política. Aqui ele sente-se mais autêntico, como actor da grande politica, terreno onde sempre se sentiu à vontade.

É o conjunto destas cinco faces de Soares que lhe garantem um lugar único, quer na História de Portugal, quer mesmo na da Europa.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog