quinta-feira, janeiro 13, 2005

Carta de Bruxelas

Desta vez o bom tempo impera em Bruxelas. Está Sol e apesar de também estar frio, sabe bem andar pela cidade.

Acertei em cheio na altura de saldos e aqui ainda por cima encontro coisas para a minha altura. Portanto também passiei pelo Boulevard Waterloo, na parte alta da cidade e, depois, fui tomar um café com leite ao Mokafé, um estabelecimento cheio de senhoras com um ar antigo de chapéu, sentadas umas viradas para as outras a tentarem roubar olhares às vizinhas e, por vezes, aos empregados, com quem se comportam como meninas. Lido o jornal, passado em revista as compras, estava na hora de ir à Fnac e à Waterstone's.

Sempre me intrigou o facto de Bruxelas, cidade rica, cosmopolita, com gente que gosta de ler, só tivesse uma Fnac, especialmente considerando que a periférica Lisboa tem duas, mas outras duas nos arredores. Mas, ainda assim, e apesar do horário conventual, é uma delícia ir à Fnac e à sua secção de DVDs e Livros estrangeiros.

Como também é para mim uma experiência fenomenal entrar na Waterstone's de Bruxelas, que é a livraria Inglesa do burgo e, que como o nome indica, pertence a uma cadeia de livrarias Britânicas. Intrigante, ainda, a sua localização. É que fica numa avenida, a Adolphe Max, que se percebe já ter sido uma elegante artéria. E que, hoje, com os seus prédios acizentados e lojas de sexo faz lembrar a Almirante Reis, também pelo fluxo constante de imigrantes que pavoneiam as suas diferenças, orgulhos e inseguranças, reclamando uma parte da cidade.

E com tudo isto fez-se noite, apeteceu-me ir trincar uma "sandes" especial a uma cervejaria antiga, escondida atrás da Bolsa, a Bécasse. Onde os empregados já me conhecem e onde há umas saladas com pão e jambon ardennaise do melhor. O ambiente estava particularmente merry porque havia um grande grupo de americanos de meia idade em quem a lambic doce (da casa) já tinha produzido efeito. Para tornar o cenário perfeito bastou a entrada de dois rapazes que íam tomar uma cerveja. É que um deles, por sinal o mais bem parecido dos dois, antes de se sentar desejou-me -«Bon apétit!»


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog