segunda-feira, fevereiro 21, 2005

A noite das eleições

1. Ontem confirmou-se que Sampaio errou ao ter dado posse a Lopes. O "povo" não queria esta maioria e muito menos este primeiro ministro.

2. A vitória do PS foi histórica. Pela primeira vez um partido de esquerda tem sozinho maioria absoluta, sem que, ironicamente, esta tenha sido uma vitória da esquerda, mas sim uma do centrão. E no entanto, poucos foram que se deslocaram ao Altis, ou ao Rato. Sócrates, nem conseguiu agarrar este elan e entusiasmar, nem tomou se calhar, ainda, consciência do que por aí vem. Daí um discurso medíocre, que apesar da noite histórica, não entrará para a história.

3. A chegada de Vitorino ao Altis disse tudo daquilo que esperemos seja uma mudança de estilo da governação: «Os jornalistas que se habituem!» disse Vitorino defendendo que os governos não se formam através da comunicação social.

4. Dos discursos dos líderes, aquele que constituiu o momento alto da noite foi o de Portas, que para variar esteve à altura dos acontecimentos.

5. O "anti-climax" da noite chegou, pouco depois, com o discurso de Lopes, em que ele pareceu avançar devagarinho até à beira do precipicio e quando alcançou a altura da queda recuou apressado. Quanto tempo irá o PSD "aturar" esta liderança? E que consequências tem a permanência de Lopes no posto de timoneiro, na estratégia Presidencial de Cavaco?

6. Jerónimo e Louçã com os seus resultados, confirmam que a maioria do PS provém dos abstencionistas por um lado e do eleitorado do PSD/CDS por outro. Daí que, logo na primeira noite, estes Senhores se tenham começado a atirar furiosamente ao PS.

7. Não creio, pois, que à subida do BE corresponda qualquer consequência prática em termos de políticas, ou reformas. Nem a "nova" liderança de Jerónimo significa algo mais, que não seja o adiamento da morte do PCP.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog