sexta-feira, março 18, 2005

confesso que me faz sorrir...

O cromossoma Y é minúsculo, em comparação com o bem nutrido X, mas julga-se que têm uma origem comum: há mais de 300 milhões de anos, eram um par de cromossomas comum, mas sofreram modificações que os tornaram essenciais para determinar o sexo dos mamíferos (nos répteis o sexo do embrião depende da temperatura do ovo). O cromossoma Y tornou-se um deserto genético - tem só cerca de 100 genes. O X é grande, embora não tenha assim tantos genes como se poderia supor: os mais de 250 cientistas do Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha que o analisaram em pormenor identificaram 1098. Mas os genes do X são muito importantes.

1 Comments:

At 1:52 da tarde, Blogger Nan said...

A minha mãe, que tem um marido e dois filhos homens para «aturar», sempre se queixou da «falta que faz aos homens aquela pernoca de cromossoma a menos». Mas atendendo a que, durante séculos, os homens, alguns homens pelo menos, cantaram de galo com a sua magnífica superioridade, não deixa de ter piada, é assim como «a vingança das tranças do careca» - expressão de uso particular de um dos meus irmãos, que acho que se aplica bem aqui.

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog