quarta-feira, maio 04, 2005

O acesso à educação das mulheres é uma questão de vida ou morte

Portugal está em 19º lugar na lista no que toca à situação das mães, à frente de países como a França (20º) e da Polónia (25º). Para esta posição contribuíram uma taxa de cem por cento de partos efectuados por pessoal especializado, um baixo risco de morte materna (uma mulher em cada 11.100) e uma taxa de mortalidade infantil de quatro em cada mil nascimentos.

Sabendo-se que em Portugal, as estatisticas são mesmo uma batata, tenho dúvidas sobre a fiabilidade destes dados, no que se refere aos partos - 100% de partos efectuados por pessoal especializado. Isso não acontece em nenhum país, quanto mais não seja, porque basta pensar que muitas mulheres parem a caminho do hospital, sem qualquer aviso, já para não falar das que parem em casa, por opção ou pura e simplesmenet por medo de serem denunciadas às autoridades, caso sejam imigrantes ilegais.
Por outro lado, sabe-se que a taxa de infecção pelo VIH nas grávidas na região da grande Lisboa, apresenta um valor considerado de epidemia grave, próximo do padrão africano.
Como tal, estamos conversados.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog