O acesso à educação das mulheres é uma questão de vida ou morte
Portugal está em 19º lugar na lista no que toca à situação das mães, à frente de países como a França (20º) e da Polónia (25º). Para esta posição contribuíram uma taxa de cem por cento de partos efectuados por pessoal especializado, um baixo risco de morte materna (uma mulher em cada 11.100) e uma taxa de mortalidade infantil de quatro em cada mil nascimentos.
Sabendo-se que em Portugal, as estatisticas são mesmo uma batata, tenho dúvidas sobre a fiabilidade destes dados, no que se refere aos partos - 100% de partos efectuados por pessoal especializado. Isso não acontece em nenhum país, quanto mais não seja, porque basta pensar que muitas mulheres parem a caminho do hospital, sem qualquer aviso, já para não falar das que parem em casa, por opção ou pura e simplesmenet por medo de serem denunciadas às autoridades, caso sejam imigrantes ilegais.
Por outro lado, sabe-se que a taxa de infecção pelo VIH nas grávidas na região da grande Lisboa, apresenta um valor considerado de epidemia grave, próximo do padrão africano.
Como tal, estamos conversados.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home