sexta-feira, janeiro 06, 2006

Da Motivação

Sharon está, tudo indica, entre a vida e a morte, mais inclinado para a segunda, do que para a primeira. São muitos na blogosfera e fora dela que já vieram carpir a sua morte política equivalendo-a a um novo período de incerteza e retrocesso no processo político israelo-palestiniano. Alguns chegam mesmo a caracterizá-lo, fruto da sua última operação que culminou na retirada da faixa de Gaza, como um "Homem de Paz".

Ora, como demonstrou toda a sua vida, quer pelas suas omissões, quer pelas suas acções, Sharon não é um homem empenhado nem na Paz, nem em oferecer um Estado aos palestinianos. O que Sharon é e sempre foi é um homem prático. E enquanto homem prático Sharon percebeu que, nem a comunidade internacional toleraria uma nova expulsão massiva de palestinianos das suas terras, nem ele encontrou uma saída para a bomba demográfica palestiniana que colocaria, caso não houvesse disentanglement em maioria num Estado que se quer Judaíco.

Assim, só uma enorme dose de ingenuidade em relação ao velho bulldozer, algo que pouco demonstram em relação ao outro lado, é que o pode imginar a fazer na Cisjordânia o mesmo que em Gaza. Na melhor das hipóteses Sharon teria acabado por fixar as fronteiras nesse território de forma unilateral, sem devolver muito mais que 75% do total da Cisjordânia e sem lhe conferir nem contiguidade territorial, nem sequer um simulacro de autonomia, ou capacidade de autodeterminação. Para quem esta ideia não seja clara, basta que se lembrem dos bantustões na África do Sul.

A motivação de Sharon não foi, não é, ou não seria nunca, nem o respeito pelos mais elementares direitos humanos dos palestinianos, nem a criação de uma Palestina, mas antes o aumento, demográficamente sustentável, de Israel.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog