quarta-feira, novembro 15, 2006

Da Inexistência de Galileo

A Igreja vive hoje como se Galileo nunca tivesse exisitido. E é compreensível que assim seja. O mundo tal como o conhecemos é assim por causa da Igreja e da Fé que a maioria do Mundo professa. Não há mais nenhum fundamento, nem lógica, as não ser aquilo que foram sendo os interesses e interpretações que os vários homens da Igreja foram fazendo ao longo dos tempos dos "ensinamentos" de Jesus e dos Antigos e Novos Testamentos.

Hoje parece que a Humanidade descobre novas maneiras e estéticas de se organizar, qualquer uma destas novidades é uma "machadada" no poder e na influência da Igreja. Nada mais natural então que a Igreja tenha resistido no passado à concessão de direitos políticos à Mulher, ou à declaração de Igualdade do Género, ou ao divórcio. Inteiramente natural, ainda, que resista agora às novas familias (apesar de estarem, por ora, dentro do cânone de familia como equivalendo à união com direitos e deveres de dois seres humanos), ou à ousadia do Estado em definir quando começa a vida (uma vez que a Igreja não tem grandes problemas em definir quando ela acaba, por exemplo, com a pena de morte que sucessivas enciclicas papais justificam).

Neste jogo de gato e rato, a Igreja Católica uma das mais velhas instituições, cultiva, por razões óbvias, a falta de memória. A sua e a dos outros.
De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog