sábado, janeiro 13, 2007

Os Grandes de Portugal

Ainda não tinha aqui comentado um programa da RTP, declinado da sua colega Britânica BBC, chamado "Grandes Portugueses", trata-se de um formato conhecido como "infotainment" e que deve, por isso, ser visto como tal.

Hoje a crónica de VPV impele-me a que acrescente mais qualquer coisa àquilo que disse. A mim não me preocupa, nem surpreende que Salazar, ou Figo, ou outra figura deste tipo seja escolhida, ou esteja no "Top 10" dos "Grandes Portugueses". Um programa cujo objectivo passa por dar a escolher à população qual a figura que eles consideram ter sido o maior de entre eles está condenado à partida. Nem a generalidade das pessoas (aqui, ou na Conchichina) têm um bom nível de cultura geral que lhes permita passar em revista 8, ou mais séculos de História de forma a ponderar quais as figuras determinantes para o que somos agora, nem a maioria das pessoas quando votam o fazem com um espirito livre de quezília, ou inveja. Por isso, por exemplo, estará Salazar tão bem colocado.

Não pretenda, pois, ninguém ver nos resultados, quer estejam Salazar, Soares, Cavaco ou Cunhal à frente, qualquer espécie de manifestação transcendente de um desígnio nacional e uma demonstração da chamada "sabedoria popular" (a mesma já agora que elegeu Santana para a CML...).

Nestes momentos lembro-me de uma entrevista de Umberto Eco de há vários anos atrás, em que o autor Italiano diria qualquer coisa deste tipo: ' A Televisão é óptima para quem não tem qualquer cultura por que acrescenta e ensina qualquer coisa e péssima para quem já a tem, porque estupidifica'.

I rest my case...

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog