segunda-feira, outubro 08, 2007

Anti Semitas & Homófobos: Hoje somos todos Gays (?)

Já aqui se falou sobre a gravidade doss ataques ocorridos recentemente no cemitério Judaíco de Lisboa. É, por isso, com satisfação que se assiste à cerimónia de repúdio que ontem se realizou naquele mesmo cemitério com a participação de dois Ministros, o da Justiça e da Administração Interna. É natural e louvável que os orgãos de soberania demonstrem solidariedade activa neste tipo de casos. Ontem os dois Ministros terão afirmado mesmo que 'Hoje somos todos Judeus'.

Já é menos compreensível e aceitável que nem um membro do Governo tenha achado necessário pronunciar-se, ou sequer participar numa cerimónia de homenagem, ou de repúdio pelos ataques homófobos de Viseu, ou pelo bárbaro assassinato da Gisberta, proferindo aos quatro ventos 'Hoje somos todos Gays'.

Tanto uma minoria como outra têm afinal (infelizmente) comparáveis "credenciais" de perseguição, tortura, discriminação. Seria lógico então que face a ataques que têm o mesmo motivador, intolerância, as reacções de quem nos governa fossem, pelo menos, semelhantes.

Apesar dos paralelismos destes dois grupos (Judeus e GLBTs), as ditas sociedades ocidentais têm sabido "fazer as pazes" e mesmo, nalguns casos, pedir perdão pelas passadas atrocidades cometidas às comunidades Judias, algo que ainda (a sublinhar o carácter optimista deste ainda) não se fez em relação às "minorias sexuais".

De Bag

2 Comments:

At 3:00 da tarde, Blogger Daniel J. Skråmestø said...

Isto lembrou-me Berlim. O Kennedy a dizer "Eu sou um berlinense" e aquele presidente da câmara de Berlim (cujo nome não me lembro agora) que disse "eu sou gay e isso é bom".
Por mim não preciso de políticos portugueses a dizer "hoje somos todos gays". Já bastava um que dissesse "Eu sou gay e isso é bom".

 
At 4:55 da tarde, Blogger para lá de bagdade said...

o que diz e como o diz pode ser confundido com um contentar-se com pouco
mas percebo-o e muito bem

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog