quarta-feira, agosto 11, 2004

As Cassetes Piratas

Soube-se que diversos responsáveis e intervenientes no processo sa Casa Pia terão falado com um jornalista do Correio da Manhã. Aparentemente esse mesmo jornalista terá gravado essas conversas sem informar, ou obter o consentimento dos seus interlocutores. Trata-se de uma situação explosiva por duas razões: por um lado tudo aponta para que alguns dos entrevistados (em posições tão diversas como membros do Ministério Público, da Polícia Judiciária, da Magistratura, arguidos, amigos de arguidos, "justiceiros", advogados de arguidos, vítimas, etc, etc...) terão violado o tão almejado (e nunca alcançado) segredo de justiça; por outro lado, é grave que o estado geral de impunidade e irresponsabilidade que grassa nos media e meios judiciais sintam que podem, como se diz em inglês, "have the cake and eat it".

Uma das primeiras consequências deste caso foi a demissão de Salvado. Mesmo aí não se foi suficientemente longe. O senhor devia estar já a ter um inquérito instaurado quanto à sua actuação nesta matéria (para já não falar da sua "estranha" intervenção no caso do "apito dourado").

Mas mais, quem são os ourros conversadores compulsivos? Sendo que ,se de facto pertencem a algumas das classes anteriormente referidas, deveria haver lugar a alguma consequência: demissão, inquérito, processo judicial....

E é assim que neste clima de suspeição que surge o Primeiro Ministro a apelar a um pacto de regime em sede de Justiça. Ora aquilo que me parece a mim, cada vez mais, é que se trata de um pacto sobre as cassetes...ora me calo eu, ora te calas tu.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog