sexta-feira, setembro 24, 2004

Cocktail Nacional

Enquanto Miguel Sousa Tavares, na sua crónica semanal do Público, continua a justificar o título de cronista de referência da nossa praça, com as criticas, esta semana ao confuso governo (o qual justifica o pedido de fim do Estado), ao desgoverno na Caixa, ou a cronistas que já perderam a vergonha há muito tempo (neste lote incluo todos os que escrevem para o Diário de Notícias), o seu vizinho do lado, Eduardo Prado Coelho, zurze o que tem sido a gestão do ICEP, o Instituto Estatal para a promoção do cmércio externo e da imagem turística nacional no estrangeiro e que mais não tem sido que um local de despejo dessa classe de servidores públicos que não trabalharam um único dia nas suas vidas. O ICEP depois de passar para o Porto, parece que agora vai voltar a Lisboa, sem que ninguém se preocupe, aparentemente, com os custos destas operações... sendo, anda, que deve ser um incómodo para todos aqueles meninos e meninas bem, que lá estão a trabalhar graças ao amigo do pai, ou tia da mãe e para quem o ICEP tem sido como que uma carreira diplomática mais sofisticada, por lidarem com marketing, ou economia e, ainda assim, terem beneficios igualmente atraentes e, acima de tudo, estatuto!

Esta semana, ficámos ainda a saber que a colocação de professores vau ser manual, e eu que julgava que manual, nesta época, já só o escolar.

A empresa responsável por toda esta borrada, que dá pelo nome de Compta, assim mesmo escrito com o p no meio e com o m, antes do p, veio-se a saber é gerida por uma destas figuras inenarráveis que insistem em assombrar-nos com os seus desempenhos desde há alguns anos a esta parte, o Senhor Couto dos Santos, aquele que antes passou pela Comissão de Coordenação Norte e que antes disso tinha sido Ministro da Educação. Diz-se por aí que a Compta já esteve a ser investigada até pelo DIAP (o mesmo da Casa Pia) devido às suas ligações próximas com outras figuras do PSD e devido, ainda, ao facto de ganhar uma série de lucrativos contratos com o Estado. Contratos como este de fornecer o programa informático que não permitiu a colocação dos professores.

Para quando uma verdadeira razia a estes senhores, que os fizesse voltar para o estatuto de obscuridade de que sairam com o Prof Cavaco. Para quando a assunção por Cavaco de que o seu consulado marcou o inicio deste processo de aproximação entre política e negócios em Portugal e que não basta que ele não tenha metido a mão na massa, era preciso que garantisse que aqueles que o rodeavam e aqueles que ele permitiu que ocupassem posições de relevo na vida pública nacional, também não metiam a mão na massa. Isso sim é que era rigor Senhor Professor.

1 Comments:

At 5:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caros antes de lêrem, respirem fundo:

Texto retirado do forum do jornal Expresso:

"Trata-se da Compta, cujo presidente é o meu amigo Vitor Magalhães, pelo que sei o que se passa.Em primeiro lugar o Vitor é padrinho do filho mais
velho do Bagão Felix.Em segundo lugar, o anterior ministro encomendou o programa e testou-o, tendo verificado que funcionava muito bem.Em terceiro lugar, a
nova ministra resolveu mudar a matriz inicial 3 dias antes do arranque do concurso, sabem o que ela quis alterar?
Criou um código especial, que desde o momento que fosse anexado a um professor, automáticamente ser-lhe-ia atribuida a escola da 1ª preferência.
Um espécie de cunha informática, percebem? Só que a alteração à última hora deu cabo do algorritmo central e bye,bye programa. Os comentadores deste forúm apelaram para que eu dissesse algo mais acerca da negociata Compta/PSDPP, mas pouco mais se pode
acrescentar,excepto:- Verifiquem as colocações da Escola EB 2+3 da Murtosa.- Verifiquem as colocações da Escola Secundária Rodrigues de Freitas no Porto.-Verifiquem as colocações na escola Renato Amorim em Setubal.Ou então, verifiquem os pagamento no valor de 325.652,00 à Compta em Maio de 2004, mais um pagamento de 658.321,00 em Julho de 2004, e mais aberrante
ainda, o pagamento da última tranche do contrato de desenvolvimento de 987.325,00 no dia 20 (VINTE) de Setembro de 2004. Mais informo que o contrato de assitência no valor de 250.000,00 euros anuais tem a duração de 15 anos.Para terminar, informo V. Exªs que o David Justino tem uma participação de 30 por cento na Compta através da holding 'International financial investiments PLC' com sede nas ilhas Cayman."

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog