segunda-feira, setembro 27, 2004


Saiu a sexta edição do Good Reading Guide da Bloomsbury, a qual, pegando, no livro que estamos a ler, sugere os seguintes, de acordo com temas, ou estilos. Assim, se, por exemplo, alguém estivesse estado a ler o Folding Star de Hollingurst, recentemente nomeado para o Man Booker Prize, este livro sugere que se siga ou com The Swimming Pool Library do mesmo autor, ou então qwue se pegue no A Boy's Own Story de Edmund White, Mr Clive and Mr Page de Neil Bartlett, While England Sleeps de david Leavitt, ou, ainda, Kitchen Venom de Philip Hensher.

Se estivermos, para dar outro exemplo, a ler um livro de Yourcenar, como as Memórias de Adriano, a sua obra mais conhecida, este livro, para além de apontar algumas pistas sobre a obra, tais como, sublinhar as diferenças entre esta obra e uma de Robert Graves, I, Claudius, dizendo que enquanto a primeira é uma autobiografia de natureza mais filosófica, a segunda trata mais a história de luta pelo poder dentro da familia Imperial Romana; ainda sugere que se leia a seguir The Mask of Apollo de Renault, ou Julian de Gore Vidal, ou, por último, The Idles of March de Thornton Wilder. E, claro que todas estas obras sugeridas estão mencionadas neste guia, com uma explicação sobre o que versa o livro e quem era o autor, autora.

Este guia é, pois, uma ajuda para aquelas alturas em que estamos sem inspiração para escolher o que nos apetece ler a seguir. E tem, ainda, uma última curiosidade, é que contém no inicio a lista do Big Read, organizada pela BBC, a qual é uma lista das 100 obras favoritas dos leitores Britânicos, formada através de uma votação. Nesta lista detecta-se uma curiosidade que é o facto de a obra mais votada ser o Alquimista de Paulo Coelho, ou o facto dos Harry Potters aparecerem todos, mais ou menos, a meio da lista. Não obstante, alguns dos lugares cimeiros continuam a ser ocupados por aquilo que alguns criticos do Expresso devem gostar de designar como literatura séria. Livros como Animal Farm de Orwell, ou Ana Karenina de Tolstoy, ou, ainda, Brideshead Revisited de Waugh ocupam muito respeitáveis posição na Big Read.

Curioso seria fazer o mesmo em Portugal, onde, estou certo a Rebelo Pinto, ou a Ferro ocupariam as primeiras posições, em conjunto claro está com os Harry Potters...


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog