sábado, dezembro 18, 2004

O Metro e as Colinas

Tenho-me questionado últimamente sobre o que aconteceu à engenharia nacional. A mesma que conseguiu feitos notáveis no passado, a mesma da tradição de figuras como Edgar Cardoso que deixou a sua marca espalhada pelo país e até pelo ultramar português.

Esta preocupação tem a ver com o que se tem passado recentemente numa série de obras no país. As obras do metro no Porto, a ponte Europa em Coimbra, ou a expansão do metro em Lisboa, obras, ou que deixaram os prédios à volta em muito mau estado, com fissuras, ou em derrocada, ou, ainda túneis a meter água, ou a ponte cujas metades do tabuleiro não se encontravam a meio.

Por isso a minha preocupação é maior com o anúncio esta semana que o Metro de Lisboa se prepara para projectar uma nova Linha, a das "Colinas", que atravessará a cidade por Campo de Ourique, Príncipe Real, Almirante Reis e Graça, até Santa Apolónia. Ou seja, uma linha que faz todo o sentido ao ligar bairros degradados, com uma população envelhecida, casas devolutas e com maus acessos aos eixos principais da cidade. Mas será que com o estado actual da engenharia as colinas não virão abaixo?


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog