segunda-feira, janeiro 31, 2005

Estaria João César das Neves a pensar em Paulo Portas e no seu "Choque de Valores"...

...quando escreveu o texto, cujo excerto segue mais abaixo? Ou estaria, ainda, recordado de um dos últimos comicios de Lopes (o mesmo que, segundo Louçã, parecia uma "despedida de solteiro")?

Fica a incógnita.

A finalidade da vida é o prazer e o seu instrumento a ficção. Paixão, gula e luxúria são valores de publicidade, programa de partidos, elementos de educação. As bandeiras de campanha são aborto, tabaco, homossexualidade, colesterol, droga. Só há uma coisa sagrada, a sublimidade do deleite. Tudo o resto - família, comunidade, honra, tradição, valores - é relativo, discutível, ridicularizado.

Esta atitude sempre existiu. Nas orgias. Hoje é doutrina oficial. Diariamente assistimos à exaltação pública do deboche por empresas, analistas, investigadores, candidatos. Um indicador claro é que, num tempo que opina sobre tudo e ofende sem dificuldade, um único adjectivo está em desuso, precisamente o que sempre classificou os meios lascivos. Pode-se chamar tudo a todos, menos "porcalhão".

2 Comments:

At 2:27 da tarde, Blogger Nan said...

O Abominável Coiso das Neves não pensa, meu amigo. Se pensasse não produzia estes nacos de prosa surrealista!

 
At 4:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Blogger

Como cristão que sou, envergonho-me destas tomdas de posição.
com efeito, com certeza que os tempos de hoje demarcam uma crise de ideais que desmboca num fácil relativismo.
Porém, tal constatação, parece-me transversal, não implica o preconceito e a exclusão ou "guetização" de algumas realidades.
Enfim, tempos de gestação, de construção são sempre dados a excessos e sobretudo a reacções agressivas dos meios mais conservadores.
Note-se ainda, que tais posições, são posições de uma facção da Igreja ligada, por seu turno, à franja mais radical do opus dei

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog