sexta-feira, dezembro 23, 2005

O Homem Circunstacial

Portugal gosta de consensos. Gosta de simplificações e de correntes inequívocas. Tolera mal o dissídio, ou a diferença. Por isso não me admirou a forma como foram recebidos na blogosfera e nos media os debates e as participações dos vários candidatos à presidência.

De todos os candidatos em debate, aquele, que já todos os que se acham fazedores da consciência colectiva decidiram vai ser o próximo inquilino de Belém, Cavaco não demonstrou ser mais do que um "homem circunstacial", à semelhança aliás de quando ocupou o lugar de primeiro ministro. Na altura, como agora, Cavaco soube sempre aproveitar-se bem das circunstâncias.

Aquilo que a circunstância dos fundos comunitários e o preço do petróleo o ajudaram a, sem grandes ondas, fazer no passado, ajudará agora a circunstância deste sentimento de frustração, da maioria dos portugueses (em relação a uma certa forma de fazer política), misturado com doses iguais de ignorância (em relação ao sistema constitucional português) e amnésia (em relação à não obra do "Professor"). Cavaco, hábil "surfista", aproveita as ondas, venham elas donde vierem, ou seguindo para onde seguirem, uma vez que para ele o que verdadeiramente interessa é manter o equilíbrio em cima da prancha, sem nunca se molhar.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog