segunda-feira, outubro 23, 2006

Igualdade é Igualdade é Igualdade

Caros Eduardo e João

Sendo leitor atento de um e de outro não pude deixar de reparar que, quer um, quer outro cometem, quanto a mim, erros na forma como vêm e analisam a questão do casamento gay. O Eduardo porque acha que bastava regulamentar a Lei das Uniões de Facto para resolver a questão. Será que o Eduardo a leu? Se a ler constatará que o instituto das uniões de facto não contempla uma série de direitos (como o da trasmissão sucessória dos bens comuns). Como aliás, caros João e Eduardo, não tem de fazer. É que se formos lá pelo argumento histórico o conceito de união de facto cresceu à sombra dos casais heterossexuais que não se queriam casar e, como tal, não tem de ter o mesmo conteúdo substantivo de direitos e obrigações que o casamento tem e deveria, pela sua origem, ser vedado aos homossexuais.

Incomodam-me alguns dos vossos argumentos que "mascarados" de uma suposta modernidade não passam de raciocinios preconceituosos que procuram escamotear o principal: a Igualdade. Primeiro o casamento na sua origem foi algo de muito diferente. Não continha qualquer cláusula de equiparação de direitos e obrigações entre os conjuges. Depois, não permitia, quase em circunstância nenhuma, a sua dissolução, porque, mais do que um contrato civil, era um sacramento religioso.

Será que o Eduardo e o João defenderão que devemos voltar à pureza do casamento? À subjugação da mulher? À proibição de casamentos interraciais? Entre outros aspectos virtuosos que a instituição históricamente continha....

Presumo que me digam que não. E é precisamente por isso que compreendo menos que queiram reduzir uma questão de direitos humanos a uma discussão em torno de semântica, do bom gosto, ou falta dele por parte de alguns dos participantes nos movimentos reivindicativos, ou da estratégia por que alguns optaram. Esquecem, parece de que de forma premeditada, a vida do dia a dia, as situações de miséria, desqualificação, violência e exclusão que esta situação de desigualdade gera. E são essas situações mesmo que tornam urgente a solução legislativa para este problema.

Igualdade é Igualdade é Igualdade. Seres Humanos são Seres Humanos são Seres Humanos.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog