quarta-feira, fevereiro 14, 2007

O Caminho do PSD

Poderiam prestar atenção os últimos e próximos líderes do PSD ao que se está a passar no Reino Unido com o Partido Conservador agora, em vez de obssessivamente recordarem os tempos já longínquos de Tatcher. Talvez pudessem assim aprender qualquer coisa com os erros dos seus "irmãos ingleses", especialmente no que respeita à agenda social do liberalismo.

Tal como o eleitorado britânico médio, o eleitor luso também parece ter mudado. Não compreende como se pode à segunda, quarta e sexta defender que o Estado não deve assegurar as reformas, dando esse negócio aos privados, que o Estado deve privatizar empresas públicas, que o Estado deve ser redimensionado, um eufemismo para dizer reduzido e às Terças e Quintas defender que o Estado deve impedir o aborto, a educação sexual, políticas ambientais, ou direitos homossexuais.

O Partido Conservador Britânico sofre hoje as consequências do facto de em todos os debates e votos considerados lato senso civilizacionais de se ter encontrado do lado errado das barricadas. Votou contra a reforma da Câmara dos Lordes, contra os Casamentos Homossexuais, contra um maior investimento e melhoria de alguns dos serviços sociais do Estado (salário mínimo, serviço nacional de saúde, protecção de mães solteiras, ect, ect), contra o processo de devolução (que lhe retirou por completo a Escócia da sua já diminuta esfera de influência), ou, ainda, contra a proibição de caça com cães (uma causa que interessará a meia dúzia de aristocratas e excêntricos).

Em Portugal temos visto que o PSD, quer em causas fracturantes, pelas quais parece que o eleitorado nacional, especialmente o mais jovem, tem uma renovada simpatia, quer naquilo que se chama a intendência geral do Estado (rendimentos mínimos garantidos, serviços nacionais de saúde, ou de pensões), parece tomar sempre posição, ou pelo lado mais atávico e conservador, ou pelo lado mais favorável aos negócios dos amigos.

Esta postura, muito provavelmente, custar-lhe-á um longo caminho até voltar a poder ser partido de governo.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog