sexta-feira, maio 21, 2004

Estados de pouco direito

Já alguém reparou no que está a acontecer no médio oriente? Mas no que está a acontecer realmente? Olhando para lá, ultrapassando preconceitos raciais, ou religiosos e vendo para além daquele lugar comum que é: "Mas apesar de tudo eles são mais parecidos connosco do que os Palestinianos...".

Pois é os senhores apoiantes do Estado de Israel, o qual dizem ser a única democracia da região, único aliado do ocidente por aquelas paragens e estado de direito, alegam que o seu governo tem o direito de se defender dos terroristas. Daí o direito a responder com misseis a ombas humanas e veículos blindados todo o terreno a atiradores de pedras.

Alguém duvida que se isto se passasse num continente como África, com um minoria ocupante (ainda que sob uma ilusão mitómana de que seriam os herdeiros legitimários de um território, donde os seus antepassados sairam há milhares de anos e que agora reocupam sem qualquer preocupação pelos povos que entretanto lá se foram estabelecendo) a reduzir a guetos um outro grupo populacional, discriminado-o, produzindo um discurso de violência rácico e religioso não teria já havido a imposição de sanções económicas e políticas? Claro que não. Afinal basta olhar para o exemplo da África do Sul.

Estes senhores israelitas que têm conseguindo engordar os seus números naquela região (em 1945 seriam cerca de 55 mil) graças a uma política de imigração, que seria inaceitável em qualquer outro estado de direito não têm, salvo honrosas excepções) outra visão para a região que não passe pela anexação da Cisjordânia, que eles chamam Judeia e Sumaria.

E a todos os que dizem que Israel é um estado de direito democrático, deve-se retorquir como explicam a disciminação jurídica de que são objecto os cidadãos Israelitas islâmicos, ou da consagração do Judaísmo como religião de estado e seu principal factor identitário. Ou, por último alguém imaginava Londres ordenar ataques com misseis, ou obuses aos bairros católicos de Belfast como reacção a um qualquer atentado do IRA na Grã Bretanha? Claro que não, claro que não...


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog