segunda-feira, outubro 25, 2004



Desde miúdo que sinto um enorme fascínio por mulheres que conseguem vencer e concretizar aquilo que acreditam ser o seu destino. Talvez esta admiração tenha alguma coisa a ver comigo, com a minha sexualidade, com quem eu sou que me ajuda a compreender as dificuldades que as mulheres enfrentam nos seus quotidianos. Portanto sempre que descubro algum livro sobre uma mulher que tenha ficado para a história, ou que não tenha ficado, apesar de o ter merecido, normalmente devoro-o.

Foi o que aconteceu quando descobri as manas Mitford. Filhas de um aristocrata Inglês, o Lord Redesdale, educadas de forma excêntrica, as manas Mitford transformaram-se em ícones do século XX. Houve manas para todos os gostos. Uma, chamada Unity apaixonou-se por Hitler em Munique e quando o Reino Unido declarou guerra à Alemanha tentou suicidar-se, outra a Diana casou-se com o líder dos fascistas Britânicos o Mosley, outra, ainda, a Nancy foi um prolífica escritora quer de biografias históricas (o caso da inesquecível biografia da Madame de Pompadour), quer de romances auto-biográficos caso de Pursuit of Love, ou Love in a Cold Climate) com os quais provocou polémica.

Depois há a Jessica, uma das minhas preferidas, que escreveu o livro Hons and Rebels. Jessica era feminista e socialista. Desde criança começou a poupar dinheiro, poupança a que ela chamava o seu runaway money. Uma fuga aliás que ela iria concretizar com um parente seu (familiar de Winston Churchill), utlizando as suas poupanças para ir para Espanha como voluntária na guerra civil do lado dos republicanos. E nem a intervenção da familia, a qual incluiu o envio de um navio de guerra Britânico para a ir buscar ao país Basco a demoveu. Jessica vai depois para os EUA com o homem que mais tarde se torna seu marido e nao volta ao Reino Unido.

As notícias sobre as manas Mitford eram tão frequentes na imprensa da época, que a sua mãe, sempre que via um título qualquer dizendo "Peer's daughter..." já sabia que lá vinha mais um escândalo envolvendo uma das suas filhas.

As manas Mitford conseguiram de facto uma coisa notável na época que foi manterem-se livres, quer para o bem, quer para o mal, seguindo os seus sentimentos e a sua vontade e rompendo a maioria das limitações típicas de pessoas nascidas naquele meio social.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog