sábado, outubro 02, 2004

Esquerda, Direita

Fui criado com algumas ideias feitas quanto ao que era ser de esquerda, ou de direita. Entre várias outras coisas, enquanto a esquerda se preocupava com os mais desfavorecidos, criando redes estatais de apoio, a direita procurava espicaçá-los para que voltassem o mais depressa possível ao activo, nomeadamente não lohes dando qualquer apoio, a não ser uma caridadezinha cristã. Enquanto a esquerda acreditava que o estado deveria ter um papel, pelo menos, regulador na vida económica e interventivo na área cultural, especialmente na chamada alta cultura (também altamente deficitária), a direita pensava menos estado melhor estado, a não ser na área cultural em que defendia o subsídio ás actividades culturais de que o povo gosta. Por último, havia uma certa ideia de que as sociedades governadas à direita eram mais eficientes e que a própria esquerda era pouco competente nos aspectos mais práticos da governação.

Depois veio um tempo em que nos martelavam na cabeça todos os dias, todos os brilhantes analistas que já não fazia sentido falar em diferenças entre esquerda e direita. Diziam-nos que a economia já não permitia muita criatividade ideológica aos nossos políticoas, e que por isso as únicas diferenças em que fazia sentido falar eram as de estilo.

Hoje em dia, constatamos que faz todo o sentido falar de diferenças entre esquerda e direita. E que mesmo dentro da esquerda faz sentido falar das distinções entre os vários tipos de esquerda. Mais, hoje em dia, as posições que as pessoas tomam face aos grandes temas da actualidade, como o aborto, a guerra do Iraque, os direitos das mulheres, a não discriminação em função da orientação sexual, ou o ambiente, permitem-nos distinguir com enorme facilidade o campo político em que se situam. Assim, se alguém for a favor da guerra do Iraque, contra o aborto e a favor do desenvolvimento de zonas de reserva natural essa pessoa será certamente de direita, sendo que se as suas respostas forem contrárias essa pessoa será uma leftie.

Só há uma clássica distinção entre esquerda e direita que quanto a mim não faz sentido nenhum, pelo menos em Portugal, a de a esquerda ser menos competente que a direita. Uma vez que com os governos de esquerda que tivemos o ano lectivo abria a horas, e com estes nem uma colcocaçãozinha de professores parecem conseguir gerir.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog