quarta-feira, outubro 20, 2004

A Newsweek esta semana

Já há muito tempo que não comprava essa revista Americana, confesso que me irrita. Mas esta semana não resisti, afinal não é sempre que um Português aparece na capa. Estou a referir-me a Durão Barroso, que assim entra para a História, a par de Spínola, ou Vasco Gonçalves como outras das figuras que figuraram nas capas da Newsweek, ou de revistas como a Time. Claro que o artigo sobre Monsieur Barroso é um whitewash completo. Tem as seguintes pérolas: conseguiu controlar o défice orçamental herdado do PS, graças a uma corajosa política de austeridade. Os resultados estão à vista, bastava que um jornalista da Newsweek viesse a Portugal...

Outra das pérolas é que aparentemente Barroso terá exigido como condição para aceitar o cargo que Miterrand e outros estadistas fizessem pressão, nomeadamente sobre Sampaio, para que não houvesse lugar a eleições antecipadas. Será, pois, que aquelas duas semanas de há quase três meses foram uma completa farsa?

Ainda na mesma revista um artigo terrível sobre um livro chamado The Nuremberg Interviews (mais informação em http://www.mclemee.com/id128.html ) escrito a partir das notas de um psiquiatra Americano, Leon Goldenshon, que conversou com todos os arguidos e testemunhas do processo de Nuremberga. É aterrorizador como algumas das figuras de proa do regime Nazi procuravam racionalizar o irracional, ou justificar o injustificável. Só para dar o exemplo de uma das declarações feitas por Goering ao psiquiatra Americano: "it was unsportmanslike to kill children. That's what bothers me about the extermination."

Isto na semana em que se descobriram outros diários de uma Judia Holandesa, de 18 anos de idade, semelhantes aos de Anne Frank, mas com uma diferença, o facto de terem sido escritos num centro de detenção dirigidos ao seu namorado e de ninguém perceber como foram passados cá para fora sem terem sido destruídos, mais informações em: http://news.independent.co.uk/europe/story.jsp?story=573895

No dia 6 de Junho de 1943 Helga Deen, assim se chamava a autora do Diário, escrevia:

"Transport. It is too much. I am broken and tomorrow it will happen again. But I want to [persevere], I want to because if my happiness and willpower die, I too will die."



referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog