sábado, março 19, 2005

A popularidade do Senhor Bolkenstein

Hoje, em Bruxelas, assisti a uma das maiores manifestações de aue me lembro. Tratava-se de um protesto europeu ( e sim lá estavam os inevitáveis UGTs) contra uma proposta de um Senhor chamado Bolkenstein (que já não está em Bruxelas) que visa uma maior liberalização dos serviços na UE, com a consequência de que os mesmos passam a ser regidos pela lei do estado donde são oriundos, o que está-se a ver visa promover uma concorrência selvagem entre estados, quer q nível fiscal, quer ao nível da legislação laboral, social, segurança no trabalho, etc.

Ou seja, trata-se de desferir mais uma machadada ao modelo europeu de desenvolvimento, por aqueles que acham inevitável o avanço do neoliberalismo económico (atenção que os mesmos já são conservadores no que respeita ao neoliberalismo social). Uma coisa é a promoção das reformas necessárias à manutenção do Estado Social Europeu, outra é a sua delapidação de tal forma profunda que o torne irreconhecível e c om maiores pontos de identidade com o sistema americano ( o mesmo em que os indices de mortalidade infantil, ou de população a viver abaixo do limiar da pobreza foram já ultrapassados por muitos estados "em vias de desenvolvimento").

A manifestação, no seu misto de marcha popular e carnavalesca, não deixou de impressionar, pela dimensão e pelo aparato. Estarão Durão e os seus donos atentos?


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog