segunda-feira, outubro 10, 2005

O Triunfo dos Porcos

O resultado da noite eleitoral de ontem apenas confirmou aquilo que todos suspeitavam ia acontecer. Não houve grandes surpresas. No entanto não se devem deixar passar cinco vitórias que simbolizaram, com todas as suas grandezas, ou miudezas, não só tudo o que está mal na forma de fazer política em Portugal, mas também o que está mal connosco cidadãos. Foram uma espécie, de resto pouco Orwelliana, de "Triunfo dos Porcos".

Estas cinco vitórias em Lisboa, Porto, Oeiras, Gondomar e Felgueiras foram a vitória do vazio, do populismo, da propaganda, do provincianismo e de um certo autismo. Em Lisboa e Porto a obra, os desmandos e a falta de consideração pelas cidades nos últimos quatro anos não deveriam nunca ter sido premiadas (por mais que os candidatos alternativos não fossem "simpáticos").


Em Oeiras, Felgueiras e Gondomar passaram-se duas coisas: por um lado a manifestação mais primária de um certo eleitorado que acha que quem lá mora é quem manda (cabe agora ao Estado central demonstrar que existem regras e que essas mesmas regras são para ser aplicadas em todo o território nacional); e por outro o corolário de uma velha máxima que mais vale lá estar um que roube, mas faça...

Já quanto a outras leituras dos resultados destas eleições, acredito que, desta vez, ela não é possível. O balanço final da contabilidade das câmaras ganhas, ou perdidas obedece mais a fenómenos que tiveram a ver com erros de casting, ou vinganças, ou más campanhas, do que a um protesto contra o governo, ou que um fazer as pazes com o principal partido da oposição.

De Bag


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog