quinta-feira, outubro 07, 2004

Primeiro estranha-se, depois continua-se a estranhar...?


Escreveu um amigo, há uns tempos, no seu blogg que previa que após as primeiras reacções inflamadas por parte dos bem pensantes líderes de opinião nacionais em relação a este Governo, que as coisas acalmassem e que outros interesses falassem mais alto. E de facto depois das primeiras semanas de criticas, lá começaram a aparecer alguns artigos de opinião e editoriais defendendo o Senhor Lopes, dizendo que tinha ministros credíveis, ou que tinha tomado umas decisões dificeis, mas corajosas. Parecia estar tudo encaminhado para a reconciliação com o país.

Havia, contudo, um pequeno problema que semana após semana insistia em aumentar e que obstava à tão almejada pacificação reinante na comunicação social: um Professor, que até já tinha sido líder do principal partido da coligação governamental e que chamava a atenção como mais ninguém ousava fazer para as incompetências sucessivas deste governo.

Mais, para além de ter audiência, a voz critica do Professor ouvia-se, ainda, mais num coro de vozes laudatórias deste governo. Tornava-se, pois, imperioso fazer alguma coisa. O quê, ainda não se sabe, só se suspeita. Mas não será concerteza muito diferente dos métodos que Rui Calafate e sua equipa têm vindo a empregar nos últimos anos, ou exercendo pressão sobre qualquer voz critica, com ameaças veladas, ou desafios para debates, ou então manobrando os cordelinhos dos negócios, ou, por último, colocando comissários políticos nos media à la Saramago.

Com este tipo de medidas, contudo, o governo não consegue a pacificação pretendida. Primeiro porque o Professor adoptou uma estratégia brilhante, saíu. Segundo, porque a saída do Professor não permite que as consciências bem pensantes da nação disfarcem mais o que se está a passar, além de ser uma demonstração acabada da fraqueza e insegurança deste executivo. Oxalá assim seja.

Portanto, neste caso, primeiro estranha-se, depois, em vez de se entranhar, continua-se a estranhar esta corja no governo.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog