quarta-feira, dezembro 22, 2004

O Natal

Normalmente acordo para esta época todos os anos só quando o piscar das luzes da baixa, misturado com os encontrões das pessoas que "truca, truca" seguem apressadas no Rossio e na Rua da Betesga se tornam de tal forma intensos que eu deixo de ignorar a quadra festiva. E então acabo por me entregar, eu também, ao planeamento das compras e às contas que é necessário fazer.

Mas, para mim, o que acaba por me converter ao Natal, não são as compras, nem a perspectiva de receber presentes, mas antes o facto de algumas pessoas, nomeadamente alguns familiares (que me dá gosto rever) se sentirem "obrigadas" a reunirem-se e a, pelo menos uma noite, estarem juntos. E a, juntos, recordarem velhas histórias de família, ou, então, a contarem o que têm vindo a fazer, ou, ainda, a trazerem consigo as pessoas com quem vivem.

Claro que a perspectiva do sentimento de "obrigatoriedade" pode, por vezes, inquinar o ambiente em algumas reuniões em que as famílias não se dão tão bem. Ou, então, pode este sentimento, aliado, a um de conformismo com aquilo que é seguido pela marioria, fazer outras "novas" e "diferentes" famílias sentirem-se excluídas do prazer da reunião e convívio. Mas, se todos nos concentrarmos em tornar esta quadra num motivo para estarmos com quem gostamos de estar, nos nossos termos, até talvez não custe muito a passar.

Com esta nota em mente: um Bom Natal!



referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog