terça-feira, julho 20, 2004

"Como as Elites foram ao fundo com o Titanic"

O Público de hoje traz um extenso artigo sobre um livro de Fareed Zakaria que é um colaborador regular da revista Newsweek. No decurso da sua colaboração com a tal revista Zakaria tem assumido algumas posições de coragem, contra algumas políticas Bushistas, mesmo que só o faça na edição internacional da Newsweek, que não é distribuída dentro dos EUA.
 
Foi, pois, com curiosidade que comecei a ler o dito artigo, feito a partir de um livro que vai sair em Portugal do autor ("O Futuro da Liberdade"). Achei particularmente notável a critica feita aos media, bem como ao suicídio das elites. A dada altura diz-se que Bill Gates, o Senhor Microsoft, se vê a si próprio como um pouco mais que classe média, o que é negativo, uma vez que a influência e poder deste individuo, em como de outros do tipo, é desmesuradamente grande, pelo que se exigiria um código de conduta um pouco diferente do aplicável à classe média.
 
O texto termina, relatando o naufrágio do Titanic em que, contrariamente ao que passou no filme, os passageiros masculinos de primeira classe sacrificaram-se quase todos em prol das crianças e mulheres desisitindo dos seus lugares nos botes salva vidas. "Quando os líderes da sociedade viviam de acordo com os seus ideais, eram honrados. Quando os traíam as pessoas ficavam decepcionadas. Hoje em dia, pelo contrário, esperamos pouco dos que ocupam posições de poder e eles raramente nos desapontam." 


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog