quinta-feira, agosto 30, 2007

Festival queer 14 de Setembro Cinema S. Jorge



um filme de Chico Teixeira.

Para lá

quarta-feira, agosto 29, 2007

Um mito que cai por terra

Uma questão interessante, raramente estudada e que mostra que o sexo faz parte da vida, seja em que idade for.

Para lá

Ossie Clark (o Senhor da foto) 29 de Agosto, 1985






I am not sure if it was last night, but, anyway, whenever it was it was pretty humiliating. I picked a guy up - not young or handsome - and he asked if I had a place. We were on our way home when he caught sight of me - full- face under a street lamp. 'I don't think I'll bother', he said.

A Má Mãe Rússia

Num mundo em que as superpotências são as primeiras a por em causa o funcionamento o edifício multilateral dolorosamente erguido ao longo da segunda metade do Século XX é natural que um país como a Rússia se faça valer do que tem para conquistar mais.

A Rússia de Putin, ensandecida com tanto petróleo e gás natural, refinando uma forma musculada de "democracia" (com muitas, muitas aspas) busca, pelas piores maneiras, um lugar de predomínio mundial para a "Má Mãe Rússia" que verdadeiramente só foi seu por breves momentos na sua História: Durante os reinados de Pedro o Grande, ou de Catarina (quando a Rússia chega à Chechénia), ou com os sucessivos Sovietes.

O Ocidente, "ensanduichado" entre um "Chantagista Urso" e um esfomeado (por recursos naturais) "Panda" tem de conseguir reagir como qualquer vítima de chantagem deve fazer, denunciando e recusando a chantagem e forçando um regresso à mesa multilateral (a mesma que se poderia constituir como uma espécie de "távola redonda dos tempos que correm") e às regras ditas "civilizadas" de convívio das nações. Para começar a superpotência podia dar o exemplo...

De Bag

segunda-feira, agosto 27, 2007

À escuta

as últimas notícias sobre Alcochete dão-nos a entender que este Governo afinal não será tão teimoso quanto alguns o dizem ser e até pode ser que esteja à escuta...

De Bag

e depois..

já que por lá estarei visitar também esta: "tutankhamen and the golden age of the pharaohs"

De Bag

Já se cheira o Outono

está na hora de planear mais uma visita a Londres para ver a Pop Art Portraits na National Portrait Gallery (ali ao lado de Trafalgar Square).

De Bag

sábado, agosto 25, 2007

as especiarias



Do Café des épices observámos o movimento na praça Rahba Lakdima, depois de termos feito as nossas compras de especiarias, chás e óleos perfumados.
Uma verdadeira experiência com gosto a chá de hortelã.

Para lá (de Marrakesh)

sexta-feira, agosto 24, 2007

O melhor do Verão:


ou de como o Mundo, incluindo este "rato", parece conspirar para dar cabo do "meu novo e magro eu".
De Bag

Por ocasião da saída deste livro:


O Britânico Independent seleccionou 75 citações, que podem ser lidas aqui e, entre as quais, gostei, por exemplo desta:


Kinky Friedman American singer and writer
I support gay marriage because I believe they have a right to be just as miserable as the rest of us.
De Bag

The fall guy, Libby e o Partido "Russo"

O que se passou por estes dias no PPD tem muito a ver com os códigos de honra da Rússia Antiga, com duelos ao amanhecer e suicídios motivados por actos de "generosidade". No caso da "Somaguização" do PPD o estado de saúde de um personagem partidário levou ao sacrifício de outro personagem: Arnaut.

José Luís Arnaut uma "fantástica" criação da social democracia à la portugaise, merecedor do epíteto de, sendo um homem médio sem qualidades extraordinárias, saber estar nas horas certas nos lugares certos, demonstra-o, uma vez mais, carregando, tal qual um "homem das obras", o "fardo" da Somague, ou, por outras palavras, constituindo-se como o nosso Libby, ou, ainda por outras palavras, tornando-se um verdadeiro fall guy (só que com certeza "pouco inocente").

DE Bag

quinta-feira, agosto 23, 2007

um clip vermelho


já tinha lido algures esta história, mas agora a noticia do NY Times faz o ponto da situação.

Para lá

Quem espera sempre alcança

parece ser o lema que os lusos jornalistas devem estar a repetir para com os seus botões. É que "finalmente" chegaram os fogos, ou seja "a" notícia que deve ser mais fácil de cobrir...e que depois da menina Inglesa da Luz, do Benfica e das trapalhadas governamentais é um bálsamo para este nosso jornalismo cansado e preguiçoso.

DE Bag

Ainda outro Milho e outros Pardais

A alegada impassividade da GNR em Silves não é afinal fenómeno de índole local, ou regional. Também na capital a PJ e a PGR assistem impávidas e serenas à SOMAGUEnização do PPD/PSD, num caso que, segundo o que veio a lume, tem muito mais a ver com a Venezuela de Chaves do que com a Europa onde nos encontramos.

Naturalmente esperamos a intervenção irada e indignada do "nosso" Presidente e de uma série de comentadores e "anotadores" da "nossa" praça.

DE Bag

terça-feira, agosto 21, 2007

Do Milho e dos Pardais

finalmente arranjou-se tema para agosto: um campo de milho e uns pardalitos. um bando qualquer entendeu destruir um milheiral, até aqui nada de anormal, actos de delinquência, até quando "mascarados" em acção directa por boas causas, são uma das consequências da liberdade. o mistério é que, a gnr, ao ver os pardalitos a dar cabo do milheiral, nada fez.

terá sido do inclemente sol de agosto? ou terá a gnr, num tributo ao local onde tudo isto se deu, caído na lameira?

De Bag

sexta-feira, agosto 17, 2007

Rove, Karl, o Homem Letal

O calor do Verão parece que impede a realização de que esta lenta agonia de Bush, agravada agora com a saída de Rove, não serve ninguém do lado de cá de Bagdade. Rove, o autor da vitória de Bush e de um estilo de fazer política a fazer lembrar o pior dos melhores tempos de Nixon/Kissinger demonstra com a sua fuga que já nem para o chamado "Legado" de Bush há salvação possível.

DE Bag

Uma boa notícia

pois é, para variar, uma boa notícia. depois de legalizar o divórcio, acabar com a discriminação entre filhos nascidos dentro e fora do casamento, despenalizar o adultério, a ivg e as drogas leves, chega, com algumas décadas de atraso, a troca de seringas nas prisões. não vale a pena continuar a enterrar a cabeça na areia, ou a assobiar para o lado como se o problema não tivesse nada a ver conosco. estamos um bocadinho menos hipócritas...

De Bag

segunda-feira, agosto 13, 2007

A ver:




The Wire (A Escuta): Uma série sem heróis. A fazer lembrar os melhores tempos de Hill Street Blues. Uma equipa de Polícia sem meios, nem orçamento, numa cidade decadente. Poucas vezes a Televisão terá estado tão próxima da realidade.


De Bag

domingo, agosto 12, 2007

Banco (Pouco) Espírito Santo


Face às notícias da recusa por parte do BPES (ver título) em conceder crédito para aquisição de casa a um casal gay, como o faria a um casal hetero (recusa que do ponto de vista da comunidade lgbt deveria ser encarada como a melhor notícia dos últimos dois anos, por demonstrar a necessidade de intervenção legislativa que garanta igualdade e legitimar uma maior pressão nesse sentido) não estará na hora da cara comunidade lgbt começar a escolher melhor as companhias que quer para os seus suados Euros e, já agora, começar a apoiar um pouco mais as duas, ou três organizações que procuram melhorar o seu estado de vida?
De Bag

"Freud e os gestapozinhos"


Um livro substancial sobre a morte de Freud, o inventor da psicanálise (ou o que Nabokov dizia ser a aplicação dos Mitos Gregos aos Genitais), o mesmo, que antes da sua saída apressada de uma Viena progressivamente nazificada foi convidado a assinar um documento em que atestava que a as "novas autoridades" o tinham tratado exemplarmente com a devida consideração ao seu estatuto académico e científico. Freud, nada surpreendido, por ver a "tirania" como um resultado previsível da psique humana, acrescentaria pelo seu próprio punho a essa declaração uma observação, cujo tom terá passado despercebido aos seus interrogadores e que rezava o seguinte: "I can most highly recommend the Gestapo to everyone".
De Bag

sábado, agosto 11, 2007

Férias

Finalmente, uma semana de férias.
Vou para aqui e espero descansar, encher os olhos de cor e a boca de sabores.


Para lá de Marrakesh

sexta-feira, agosto 10, 2007

Uma boa pergunta:

cuja resposta será dada por alguns Americanos que se recordem de Katrina, Rumsfeld, Iraque, Guantánamo, Libby, ou de Células Embriónicas...
De Bag

O BCP e o País

O maior banco privado do país não parece estar melhor do que o país: Accionistas sem papas nem língua; reformados que resistem à reforma se calhar com receio de perda de poder de compra; erros de casting óbvios; e falhas técnicas graves num banco que gere o dinheiro de muita boa e má gente são, apenas, a ponta visível de um icebergue que indicia que algo está muito podre ali para os lados da Rua Augusta.

De Bag

afinal parece que existe um:

lobby gay. Resta esperar para e ver se finalmente dá resultados em Portugal.

De Bag

Ao Director de Compras da 2:


a fazer muito sucesso nos EUA a série de Televisão "Rick & Steve the happiest gay couple", tem o poder da auto crítica (literalmente mind and prejudice blowing)
De Bag

Leitura de Férias X


Como alguém dizia que era nas férias que se deberiam ler os livros mais grossos, este tem para cima de 600 páginas, que se lêm inifinitamente mais depressa do que as do Guerra e Paz...
De Bag

quarta-feira, agosto 08, 2007

Leitura de Férias IX

De Bag

Leitura de Férias VIII


Armistead Maupin não conseguiu resistir à tentação de regressar, 20 anos depois, à sua Arcádia... já lá está muito pouco.

De Bag

terça-feira, agosto 07, 2007

Onde se lê "neoconservative" substituir-se, por exemplo, por José Manuel Fernandes, Pacheco Pereira, ou Luís Delgado

What's the difference between neoconservatives and women? You can sometimes find women on the battlefield.

De Bag

Leitura de Férias VII

Já por aqui muito se perorou sobre a extraordinária vida de May Wesley, a mesma que, aos 74 anos, se ofendeu com um canalizador por pressupor que o entupimento de uns canos em sua casa com preservativos se deveria a um dos netos e não a ela mesmo. O Verão e os seus dias longos, quentes e azuis prestando-se, ainda mais, a ler, presta-se, especialmente a ler esta Senhora.

O Relvado de Camomila é Bozenna, o Brideshead de Wesley.

De Bag

Leitura de Férias VI


Um bom sub título para este livro seria "Da Política".


De Bag

Leitura de Férias V

Edmund White cândido como nunca e como, se calhar,. não precisava de ser...

De Bag

Leitura de Férias IV

Finalmente tive tempo de ler as memórias do fundador do Heaven. Como se diria em bom português: um "gajo" melhor do que estava à espera.

De Bag

Leitura de Férias III

Uma memória obssessiva de uma escritora que que nos habituou a melhor (veja-se a biografia de Ottoline Morrel) e que transformou um livro num divã e os seus leitores em "schrinks".

De Bag

Leitura de Férias II


Uma biografia que demonstra como quase tudo foi possível nas décadas que antecederam a queda dos Romanovs e como tudo foi possível nos anos que se seguiram à Revolução Russa. A vida de Mahtilde, prima ballerina do Teatro Marinskyi de São Petersburgo, como a própria não a contou.
De Bag

Leituras de Férias I


Ofereceram-me, há umas semanas, este livro de Pitta. Confesso que não consegui resistir a lê-lo. Afinal quantos livros gays lusos haverá por aí? Não muitos, o que torna mais irresistíveis e meritórios os poucos que há.
Infelizmente o autor começa o livro com muito mais fôlego do que com que o termina. Pareceu-me que Eduardo se encantou mais com aquilo que aparentavam ser masturbatórias vertiginosas descrições do que em criar uma narrativa plausível e um desenlace que fizesse sentido. Uma vez mais as personagens e histórias gays nacionais não escapam ao triângulo Lapa, Estoril, Sintra...
De Bag

quarta-feira, agosto 01, 2007

o acesso dos mais pobres à saúde...lá como cá



esta é uma situação cada vez mais frequente nos países ditos desenvolvidos, lá como cá, o acesso à saúde, não passa só pelas consultas e pelos medicamentos, é preciso ter dinheiro para pagar os transportes, a comida, a renda da casa, etc, etc,

Para lá


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog