terça-feira, dezembro 25, 2007

O Patriarca não me conhece de lado nenhum...

"O afastamento de Deus, ou o seu esquecimento e negação, constituem o maior drama da humanidade"

Eu pensava que era a fome, a pobreza, a desigualdade, a guerra e muitas outras coisas, mas afinal sou eu!
Para lá

sábado, dezembro 22, 2007

Porca miséria



uma curta metragem lindissíma do Joaquim Pinto e do Nuno Leonel

Para lá

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Os autarcas e os ex autarcas e a Polícia


O que se passará entre os autarcas e ex-autarcas e a Polícia?
Ainda no outro dia chegou-nos a notícia que o Presidente da Câmara de Viseu teria sido mandado seguir em paz por uma Brigada da Polícia que o teria mandado parar por ir em excesso de velocidade.
Esta semana esta cara laroca ex Presidente da Câmara de Ourique e apaniguado do Senhor Lopes recusou-se a fazer o teste de alcoolemia. Isto depois de ao se ter visto envolvido num acidente rodoviário puxar dos seus galões de parlamentar e da resultante imunidade. Parece que a Comissão de Ética da Assembleia, recordando-lhe que a imunidade dos políticos não foi propriamente pensada para facilitar a fuga à multa, o" autorizou" a responder por escrito no processo resultante da sua recusa em se submeter ao teste de alcoolemia no qual tem já a qualidade de arguido...
De Bag

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Onde vai o Reino Unido?

Se é verdade que a Europa é de todos, também não é menos verdade que nos tempos que correm parece ser cada vez menos da Grã Bretanha.

Viajarão com suficiente rapidez as placas tectónicas? Será que conseguirão aproximar o Reino Unido do único país do Mundo com quem se sente confortável em fazer (muitos) compromissos?

De Bag

Clap, clap, clap!

Bem sei que dá (muita) vontade de apequenar o que se passou nesta última semana em Lisboa porque nos sentimos "destratados" por este Governo. É dificil, para quem esteja já emancipado, apreciar quem nos maltrata, ou ignora. No entanto, a Cimeira UE/África 8por muito bilaterais que as relações entre os dois continebtes continuem a ser) e a assinatura do Tratado de Lisboa (podem-se diminuir e questionar quase tudo, mas não se pode esquecer que este Tratado vem acompanhado de uma revolucionária Convenção de Direitos Humanos...) são ACONTECIMENTOS. Ficam para a história e para a memória. Por isso, podemos, ainda que por uns breves cinco minutos, fazer uma pausa na crítica, no tom jocoso, no luso bota abaixo e aplaudir de pé esta Presidência e, por arrasto, o seu Presidente.

De Bag

quarta-feira, dezembro 12, 2007

da Gambiarra na Avenida

Por muito "luxuosas", feéricas, imaginativas as iluminações e gambiarras de Natal são das "instalações" efémeras mais arriscadas em termos de gosto e kitsch. Daí o cuidado de grandes lojas e cidades na forma como as colocam e selecionam. Parece que em Lisboa, não obstante aquilo que para mim e muitos deveria ser uma mudança radical na filosofia de governação da capital resultante da eleição de Costa, o único, ou grande cuidado dado às iluminações tem a ver com a escolha da grande empresa que paga a conta. O ano passado uma marca de carros invadiu a Avenida. Este ano foi a vez de uma paquidérmica instituição financeira. E, porque não, no próximo ano uma marca de detergentes, ou de pasta para os dentes?

Nem o espaço público e a "quadra" merecem esta forma de prostituição, nem os nossos contributos forçados à Câmara são insuficientes para que ela pendure, com o apoio do comércio e empresas da Avenida (como sempre se fez na baixa) umas gambiarrazitas.

De Bag

segunda-feira, dezembro 10, 2007

A outra margem





um filme belissímo a não perder.

Para lá

domingo, dezembro 09, 2007

Dão-se Alvíssaras (II)

O autor do comentário ao posto um pouco mais abaixo tem toda a razão. Não faltam razões para que os portugueses se manifestem à porta da grande maioria dos hotéis de Lisboa. Afinal contam-se pelos dedos de uma mão as nações africanas democráticas e respeitadoras dos direitos humanos.

No entanto, sem querer diminuir em importância a "maldade" dos restantes, aquilo que separa o Zimbabue (e o Sudão que reconheço deveria ter incluído no post original) dos outros Estados de África é a natureza das violações que ocorrem. O que se passa por estes dias naquele país é a destruição sistemática das fundações de um Estado moderno por motivos de ordem étnica. Se quiserem é um processo semelhante ao ocorrido e Moçambique, ou Angola entre 1975 e 1977. Sem que o Zimabué tenha actualmente nem a desculpa de estar a sair de um regime colonial, nem se encontrar no meio de uma "Guerra Fria". Igualmente insidiosos (Raça e Religião) são os pressupostos que estão na base do que se passa na região sudanesa do Darfur.

Não sabendo onde se encontra hospedado o Presidente Bashir, já sei (pelo Sunday Times de hoje) onde estará o Mugabe, no Mirage de Cascais, espero só que com vista não para a baía de Cascais e Oceano, mas para os escombros do Estoril Sol. Que lhe recordem o estado a reduziu o seu país.

De Bag    

sábado, dezembro 08, 2007

excelente video - Rocket Man

David Fonseca

feito pelo próprio em 1 só take, just amazing

Para lá

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Dão se alvíssaras

Apetece dizer que se dão alvíssaras a quem souber do paradeiro em Lisboa de Mugabe. É que não acho mesmo nada bem que o Senhor passe por Lisboa sem sequer uma manifestação à porta do seu Hotel.

De Bag

Ler os Outros: The Paris Review (Interviews Vol I)

para quem, como eu, não limite o seu interesse pelos livros ao produto final e queira saber mais (nem que seja mais um pouco só) sobre a "fonte".

a velhinha Paris Review acaba de publicar uma antologia em dois volumes com algumas das entrevistas feitas nas últimas décadas a alguns escritores

a não perder


De Bag

quinta-feira, dezembro 06, 2007

A Direita e os "sneers"

A propósito de uma discussão que grassa pela blogosfera lusa sobre a forma como a direita trata os seus recordo-me de uma interrogação do filósofo William Paley: "Who can refute a sneer?"

De Bag

Charles Ritchie, 4 de Dezembro de 1941

Thinking over what I have written. What a pack of lies intimate journals are, particularly if one tries too hard to be truthful.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Ler os Outros: "do respeito e da educação" por Fernanda Câncio no 5 Dias

Ao ler este seu post Fernanda, em que por acaso até fala de um amigo, o Gonçalo, fez-me lembrar uma série de situações pelas quais passei, quer na minha outra encarnação de activista, quer na minha actual de cidadão menos activo. Fez-me ainda lembrar o programa "Eixo do mal" da SIC Notícias e o debate que por acaso ontem apanhei a propósito da campanha da Cerveja Tagus "Orgulho Hetero" e a respectiva troca de argumentos entre Daniel Oliveira e o José Júdice. Entre o "comediante de serviço" (Luís Pedro Nunes) e a Clara Ferreira Alves. Argumentos que facilmente poderiam ser divididos entre "racionais" e "irracionais" e, agora que li o seu texto, também entre o educado e o mal educado. Veja, quem puder, a forma como Luís Pedro Nunes, ou José Júdice confrontaram a Clara, ou o Daniel Oliveira e retirem as vossas conclusões.

Obrigado Fernanda.

De Bag

O "Novo" estilo do PPD desce à Capital

É extraordinário este novo estilo do PPD de Menezes: em Lisboa, após pesada derrota para o único órgão autárquico ao qual não se conseguiu agarrar com força suficiennte para evitar eleições (donde sabia que sairia vencido), queira utilizar o outro órgão, onde possui uma como que "anacrónica" maioria, para impedir o saneamento das contas da capital.

E agora?

Não gostando mesmo nada do estilo e substância de Chavez (para mim é a personificação mais próxima de um Alberto João Jardim em versão tropical...), não deixo de reconhecer que a forma como a personagem admitiu a derrota é uma lição para alguns líderes partidários da dita Europa civilizada (alguém está acaso recordado ainda das reacções às eleições por parte do PCP?).

Resta agora a interrogação de para onde irá agora a rica e "geoestratégica" Venezuela?


De Bag

domingo, dezembro 02, 2007

divertido

1º de Dezembro


Para lá

sábado, dezembro 01, 2007

VIH/SIDA em Portugal, ou uma história de tempo perdido

Hoje, dia mundial da SIDA, vou pensar sobre um país cujas instituições e órgãos judiciais obrigam os seropositivos a viver clandestinamente a sua condição, por ser a única forma de poderem garantir a sua subsistência. Ao pensar sobre este país vou debruçar-me sobre 20 anos de tempo perdido na luta contra o VIH/SIDA, sem real prevenção, dominados, norteados e regidos unicamente pelo preconceito. Vou estar a pensar sobre Portugal.

De Bag 


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog