quarta-feira, junho 30, 2004

feira cabisbaixa

Feira Cabisbaixa esta em que se transformou o país. Uma feira onde parece só se encontrarem trapos velhos, ou roupas com defeito à venda...

segunda-feira, junho 28, 2004

Viva a Ferreira Leite!

É verdade não pensei nunca dirigir esta invectiva a esta Senhora que viveu os últimos anos com a obssessão do défice, empobrecendo cegamente a torto e a direito, sem critério algum tudo e todos para cumprir um número. Mas hoje faço-o. E faço-o porque num rasgo de lucidez esta Senhora pode ter contribuido para por um travão ao ímpeto Barrosista (tudo indica abençoado por Belém) de despejar em cima de todos nós esse Santana.

É preciso, urgente mesmo, que mais senadores do PPD/PSD venham a público dizer não a esta solução. Senão o Dr Sampaio, amedrontado como ele é, pode mesmo ir em frente aceitando o Brilhantinas do Olivais como chefe de governo. Mas será que o Dr. Sampaio quer ficar para a história como o Presidente que abriu as portas de São Bento à Italianização do poder? Ou melhor a um projecto de Italianização do poder, uma vez que o Santana nem consegue ter o sucesso do Berlusconi...tentou construir um grupo de media e falhou, tentou controlar um clube desportivo e falhou, tentou ganhar a liderança de um partido e falhou...e pelos vistos só através de golpes palcianos lá chegará!

Mas sé chegará se nós deixarmos...

A última palavra

A última palavra cabe ao Presidente da República. Hoje alguns milhares de pessoas claramente enviaram um sinal sobre o que é que pensam sobre esta situação politica, criada com a saída do governo para Bruxelas, do primeiro-ministro.
Vivemos num país onde o que se disse ontém, pode calmamente desdizer-se amanhã, com a maior da desfaçatez. Hoje assume um compromisso, amanhã inventa-se uma razão para supostamente justificar que o tal compromisso já não existe. Em politica, hoje, em Portugal, parece tudo ser permitido, seja em que nível ela se exerça, das autarquias ao governo - a completa ausência de respeito pelos eleitores.
Hoje, pelo sistema de SMS, alguns milhares apresentaram-se à porta do Presidente e manifestaram a sua opinião.
Será que ele ouviu? Tenho dúvidas. Oxalá me engane.

quinta-feira, junho 24, 2004

Já está!

Esta semana é histórica. E não é por Portugal ter chegado aos quartos de final do Euro 2004, mas sim porque esta semana ganhámos A CONSTITUIÇÃO. Somos todos europeus e passámos finalmente a ter um texto fundamental que substitui os outros tratados todos, ganhando-se, assim, coerência, fluidez, além de se conseguir finalmente que a Comissão tenha cada vez maiores poderes em matéria de Direitos Fundamentais. Única forma talvez de conseguirmos que Portugal avance em certas áreas...

Àqueles que considerem a Constituição tímida, escrevam aos bifes!

Viva a Europa!

O Novo Hollinghurst

Para quem tenha lido a "Swimming Pool Library" só pode ser boa notícia a publicação de "Line of Beauty" de Allan Hollinghurst. Considerado um dos grandes escritores dos anos 80 continua a parecer-me que é a érpoca que ele descreve melhor. Após um "Spell" não tão interessante, "Line of Beauty" parece a sequência lógica para o "Swimming Pool Library" retratando os anos Thatcher desde o seu apogeu até ao inicio da sua queda de um ponto de vista de um hóspede especial de uma familia especial de Notting Hill Gate. Depois há, ainda, a permanente sensação de não pertença por parte do narrador que, por acaso, é gay. E a sua vontade de pertencer, confrontada com a sua impossibilidade em pertencer àquele mundo.

Se calhar os anos 80 não serão muito diferentes dos nossos anos 90...

Excelente leitura de Verão!

quarta-feira, junho 23, 2004

Estrangeiros aos molhos

Andar por Lisboa, por estes dias que correm, é algo que me dá um prazer bizarro. Parece-me que estou a flanar por Madrid, Londres, ou Paris. A agitação é semelhante, as nossas praças estão igualmente cheias de turistas sorridentes, aproveitando o bom tempo, filmando ou tirando fotografias às vistas e monumentos. Ouvem-se várias línguas, desde o francês, ao alemão, desde o inglês ao mais exótico checo. E sabe bem. sabe bem que, desta vez, tenhamos sabido receber e bem tanta gente (alguns Britânicos não contam por razões óbvias). Só falta levar esta gente aos museus, mostrar-lhes que a nossa gastronomia vai além da imperial e mostrar-lhes alguns costumes nacionais e esperar que voltem. E que voltem quer percam, quer ganhem.

E nós? Pelo menos esquecemos por alguna dias que somos governados por quem somos. Que a oposição é quem é. E que o país está como está.

quarta-feira, junho 16, 2004

Keith Haring


Exposição na Culturgest, em Lisboa.
Haring transformed his paintings into events, manifesting artistic life, artistic vitality in its pure state - whereby "life" meant nonrepetition and live creation.
Vale sempre a pena ver as coisas deste homem-criança.

sexta-feira, junho 04, 2004

Beckam em Buckingham

Já alguém viu o Bekham no Palácio de Buckingham? Ou o Raúl na Zarzuela? A lista podia continuar, caso a minha cultura futebolística fosse mais profunda, que não é. Mas percebe-se que não é normal atribuir à bola o lugar que muita gente em Portugal atribui. E o que admira é que o próprio Presidente com as suas preocupações pela qualidade e seriedade na política se preste a fazer o mesmo com convites constantes para chás em Belém, entre cada passe de bola e agora a ir a Alcochete visitar a selecção nacional da bola, a um lugar chamado Academia (que estes Senhores se levam a sério) para ir prestar vassalagem ao Senhor Scolari e cia. Estava à espera de melhor do Dr. Sampaio. Mais comedimento e maior concentração em áreas bem mais importantes e que não faltam neste país...

quinta-feira, junho 03, 2004

HOPPER até Setembro





Nota:The Tate Boat assegura a ligação entre a Tate Britain e a Tate Modern e também pára na British Airways London Eye.

quarta-feira, junho 02, 2004

Comércio Justo

O que é o Comércio Justo?
O Comércio Justo é "uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado. O Comércio Justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização" (definição da NEWS! - Network of European World Shops, a rede europeia de lojas de CJ).
Abriu uma loja em Lisboa, na Rua de S. José nº 7 e é gerida pela associação Cores do Globo. Acho que vale a pena uma visita!

A Carta

Recebi esta semana, à semelhança de milhões de Portugueses, uma carta do Ministro Arnaut convocando-me para o Euro. Foi uma carta que me fez lembrar um episódio sucedido há algum tempo, quando em casa de um conhecido ele nos recordava aflito que nos deveriamos todos levantar quando os pais dele chegassem para os cumprimentarmos. Também o Ministro quer que todos nos levantemos para dar as boas vindas a esta alarvidade que dá pelo nome de Euro 2004 e agradeçamos humildemente às hordas de bárbaros adeptos da bola que virão de todos os cantos da Europa prontos para se enfrascarem com os baratos vinho e cerveja nacionais, admirarem o nosso sol e conspurcarem as nossas praças, praias e jardins. Tudo por uns trocados. E a malta com a depressão com que anda até pode ser que lhes agradeça!

terça-feira, junho 01, 2004

Robert Dessai

Saiu já o último livro de Dessai (em Português), autor do magnifico Night Letters, com o título de Corfu. Uma vez mais um trabalho de introspecção raro numa altura em que falta profundidade à maioria da literatura actual. Um homem navega em Corfu numa casa habitada pelas memórias de um outro homem que lá morou. Este é o pretexto para uma viagem com o mesmo estilo de Night Letters oscilando entre a meditação sobre a morte, amor e vida.

Pena algumas das declarações de Dessai hoje ao Diário de Notícias em que afirma não compreender a reivindicação de direitos pelos homossexuais, uma vez que para ele o amor entre dois homens é feito de transgressão. Apesar de depois confessar-nos que não transgride em nada. A questão dos direitos, não obstante tem a ver com escolhas pessoais de cada um e não com visões de uns sobre os outros, especialmente aquelas, que muito provavelmente têm a ver com homofobia interiorizada.


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog