sábado, setembro 30, 2006

Telemóvel sem Anexo

Há dias assim que começam cedo, muito cedo em hoteis, onde a patine é decadente, os empregados servis cono antigamente e as manhãs cinzentas e enevoadas como as manhãs desta altura devem ser no Norte e em que o ponto alto do dia, mesmo depois, dos sucessos que se conseguiram no trabalho, nas reuniões e nos textos que são aceites sem alterações, o que fica e ofusca tudo o resto é a expressão de um taxista que me levava para o aeroporto e que, comentando as minhas conversas de trabalho ao telemóvel, disse: «- Utilizar assim o telemóvel é que sim! Agora há praí muita gente que o utiliza, ao telemóvel sem anexo!»

De Bag

quinta-feira, setembro 28, 2006

A preparação para o Aborto

A "nova" posição da Igreja em relação ao aborto, ao considerar que não se trata de uma matéria religiosa e que, no fundo, não tem nada de inovador, corresponde a uma tomada de consciência por Policarpo de que a situação actual já não se compadece com um envolvimento directo da Igreja, com os padres a perorarem dos púlpitos, quando vier aí a campanha do referendo. Em vez disso, Policarpo quer recrutar e delegar numa certa elite nacional conservadora e iliberal para que esta elite de Salvadores, Bernardos, Purezas e Carmos lutem em nome de uma Igreja receosa de enfrentar o Estado e a Praça Pública.

E já agora que raio de posição é a de Marques Mendes? Pobre PPD que tem um líder que nem carne, nempeixe...

De Bag

Guerra "Expressol"

Aquilo que me perturba na guerra aberta entre estes dois semanários, com aumentos de tiragem sucessivos e ofertas de filmes pelo Expresso é o facto de mais de duzentos mil Portugueses terem comprado o "saco" com o filme "As Horas". Como é que um país, onde o aborto é crime, se pode render desta maneira a um filme como "As Horas"? Ou, será que é só para fazerem a colecção e juntar à estante?

De Bag

quarta-feira, setembro 27, 2006

A Norte

Dreaming of Rome

Depois de terminada a leitura do "Dream of Rome" (já aqui falado), onde Boris Johnson, exceslo tory inglês, se aproveita do Milenar Império Romano, para desfazer as cinco décadas de integração europeia, comparando o incomparável, encontrando motivos de frustração, onde deveria detectar motivos de esperança, tempo para ler uma biografia de Augusto , conhecido como "Pai da Europa" e continuar a verificar, quase de forma Steineriana como tudo já foi inventado.

De Bag

terça-feira, setembro 26, 2006

Cavaco Olé!

Os serviços de imprensa de Belém acharam útil divulgar que Cavaco ofereceu ao Rei de Espanha, em vez de uma terrina da Vista Alegre, um Ipod, ou PodCast, ou qualquer coisa assim, de fabrico nacional e que Cavaco julga que demonstra a grande sofisticação nacional. Será que o Rei poderá oferecer a Cavaco algo feito em Espanha, como um casamento gay? Ou ficará pelo gazpacho?

De Bag

segunda-feira, setembro 25, 2006

Pitt/Jolie Foundation

A contrariar as bocas de que fazem caridade para aumentarem a sua publicidade (?), o casal Bradd/Angelina cria fundação e distribui milhões dólares aos Médicos sem Fronteiras e à Acção Global para as crianças. Para além disso, afirmaram igualmente que só se casarão quando todas as pessoas do seu país o puderem fazer.
Eles, de facto, são mesmo bonitos!

Para lá

Impressões...

...do Festival:

  1. Mais público, mais jovem de todos os tipos de tribos;
  2. Raiva durante a projecção do "Au dela de la HAINE", documentário, por sinal premiado, sobre um assassinato homofóbico, em que uma familia de classe média francesa, cujo filho é assassinado e desfigurado, crente nos valores da Républica Francesa da Fraternidade e Igualdade, se vê confrontada e "confundida" com a barbárie do "outro lado"; de salientar as declarações, já quase no final desta obra, do Procurador do Ministério Público francês: "por muito jovens, ou pouco privilegiados que sejam os perpetradores deste crime, é preciso enviar-lhes uma mensagem clara de que matar é muito grave e custa, pelo menos, 20 anos de cadeia. Pensamentos recorrentes sobre a farsa que foi o Julgamento, se tal se pode chamar, dos assassinos de Gisberta e da actuação do MP do Porto que, obviamente, não é mensageiro.
  3. de deja vu no Electroshock...toda a gente viu, ouviu, ou conheceu alguém que passou por aquilo. Para quando uma comissão de "truth and reconciliation" para "limpar" estes crimes todos?

De Bag

sábado, setembro 23, 2006

Dez Anos

Hoje termina a décima edição do festival gay e lésbico de Lisboa. A última noite deste ano (com certeza para o ano haverá mais) vai passar-se num sitio emblemático da cidade de Lisboa: o São Jorge, localizado na Avenida da Liberdade.

Muitos, entre os quais estarão alguns ilustres e activistas membros da chamada comunidade glbt, perguntam-se do porquê e do para quê deste certame. O nome da Avenida, onde decorre esta noite, fornece a pista para as respostas.

Na madrugada de 26 de Abril de 1974 o país não amanheceu diferente para todos os cidadãos nacionais. Os homens e mulheres de Abril optaram por libertar o país dentro dos limites daquilo que as suas burguesas mentes permitiram. Os seus devaneios liberais não iam mais longe do que sonhar com "gloriosas" Albânias sobre o Atlântico e, nunca nem nos Verões mais quentes, algum, ou alguma ousou recordar o Povo e o País que havia um grupo especial de Portugueses que tinha sofrido às mãos da sociedade retrógrada e da sua polícia política e de costumes: os Homossexuais Portugueses (para quando alguns relatos na primeira pessoa de Cesariny por exemplo?).

Nem os quase dez anos passados desde uma suposta revolução sexual, que pelos EUA e Europa produzia as primeiras gerações que iriam adoptar comportamentos liberais em relação às comunidades glbt, chegaram para incluir em Abril a Homossexualidade.

Foi preciso passar muito tempo sobre a normalização democrática para que outra geração, que não a que tinha feito Abril, desse os primeiros passos, com o aparecimento da ILGA, do Pride e do Festival. Mas será que já se caminhou o suficiente? Creio que não.

E é por isso que este Festival é tão relevante. É talvez o único acontecimento específico da comunidade glbt em Portugal a rivalizar em qualidade com outros análogos não glbts. É, também, aquele que é mais aberto e "participável" por heterossxuais, afinal basta que apreciem bons filmes e que, em vez de um beijo entre Ingrid e Bogart, não se importem que o beijo seja dado entre duas Ingrids, ou dois Bogarts.

E este Festival é necessário porque, para além de ser o único veículo de divulgação de filmes, curtas, documentários desa temática em Portugal, há muitos, entre nós, que precisam dele. Os jovens da Casa de São José do Porto, muitos Viseenses e até, pasme-se, muitos alfacinhas, como os que fazem esperas à porta do Lux, ou que vão atacar pessoas, pelo seu aspecto, junto aos armazéns do Chiado.

Por isso mesmo, mesmo que não goste, ou compreenda todos os filmes, todos os anos, ao longo dos últimos dez anos emprestei o meu apoio ao Festival. Houve uns anos, os primeiros, em que esse apoio foi mais intenso e me deu amizades que perdurarão para o resto da vida. Depois, houve outros anos, em que assistimos à chegada de sangue novo, sempre um óptimo sinal, especialmente quando ganham pé tão depressa. Houve os anos de "oiro" de João Soares e os anos negros de Santana Lopes.

Haverá, estou confiante, muitos mais.

De Bag

Gestores da Coisa Alheia

Só em Portugal é que um grupo, cujo principal protagonista é uma figura como o Senhor Carrapatoso, ex-director da ex Telecel, actual Vodafone consegue manter, durante toda a semana, o país refém das suas alegadas soluções para todos nós.

Este "compromisso" com Portugal com o qual nenhum empresário, ou seja, criador de riqueza na verdadeira acepção da palavra, quer ter nada a ver, se calhar gostaria de aplicar ao país as mesmas receitas que são aplicadas na grande maioria das empresas que geriam (e que nem tinham criado, nem eram suas): cidadania a prazo, formação e educação quase inexistentes, nepotismo, corte nos custos e venda a Espanha.

Está bem confesso que se calhar a última parte, quando considerando que os nossos vizinho são administrados por Zapatero, até não será má ideia.

De Bag

quinta-feira, setembro 21, 2006


A horas de regressar daqui, já só penso em como seria bom ter uma manga à minha espera na Portela.

De Bag

quarta-feira, setembro 20, 2006

Finalmente abriu a Piscina nova de Campo de Ourique

Tenho peso a mais...





Para calcular o indice de massa corporal, clique aqui

Para lá

Ler os Outros: No Glória Fácil, "depois de brad pitt, joaquim manuel magalhaes"

...ou de como a Fernanda Câncio nos faz sentir saudades da chamada "política de travesseiro", ou seja, de alguém que explique algumas coisas a Sócrates.

De Bag

terça-feira, setembro 19, 2006

Boa Sorte ( bem que precisa)

Ora aí está alguém com quem duvido que muitos aceitassem trocar.

De Bag

Sol com Nuvens

Ando-me a esquecer, de propósito diga-se de passagem, de comentar o Sol, é que, nada tendo contra quem o faça, eu não costumo comprar, nem o Sun, nem o Correio da Manhã, as duas publicações a que mais rapidamente associo o Sol.

No meio da confusão da sistematização do jornal, sem que consigamos muito bem perceber em que caderno vamos, por lá encontrei um Miguel Portas (que era um Daniel Oliveira em fraco), ou um Marcelo Rebelo de Sousa, num registo para o qual é óbvio não tem jeito, é que se a onda superficial escapa bem em Televisão, na escrita ela tem de ser muito melhor mascarada.

De Bag

segunda-feira, setembro 18, 2006

O Fado de Darfur

O Darfur nasceu infeliz porque lhe calhou o fado de nascer em África, um continente em que a conjunção de acentuados complexos coloniais, com alguns dos mais incompetentes e manipuláveis líderes políticos faz com que ande toda a gente a assobiar para o lado e a fingir que não vê. E nem a ajudinha que os jornalistas querem dar, ao baptizarem o que por lá se está a passar como o "Primeiro Genocídio do Século XXI" vai fazer com que se faça o suficiente e a tempo. Será, pois, o primeiro de vários que se lhe seguirão de gente cujos únicos pecados têm a ver com estarem muito próximos, ou muito longe de petróleo.

De Bag

domingo, setembro 17, 2006

Imãs, Sheiks, Padres e Papas

Não posso concordar mais com aqueles que falam em reacções de atavismo primário por parte da "Rua Árabe" de cada vez que alguém lhe segrega aos ouvidos que um "ocidental" criticou o Islão, ou o "Profeta", muito embora não observe que tomem as mesmas posições quando as reacções atávicas provêm de alguns líderes de opinião católicos, ou quando a opinião públicã cristã se icendeia com assuntos como aborto, procriação medicamente assistida, ou casamentos homossexuais.

É que se é certo que é lamentável e trágico que o Mundo Islâmico se deixe, aparentemente, dominar por Imãs e Sheiks, também, não é menos triste que o supostamente iluminado mundo ocidental se deixe coarctar e limitar por Padres e Papas.

De Bag

sábado, setembro 16, 2006

festival de cinema GLBT

Começou ontém no S. Jorge, longas e curtas metragens, documentários, debates e filmes a concurso.


Para lá



Elogiava eu sentidamente a toda a gente o renovado Aeroporto Sá Carneiro, quando uma falha eléctrica, que ninguém se deu ao trabalho de explicar, nem, muito menos, lamentar, deu cabo daquela imagem de competência e rigor que o Terminal frio e amplo, com um traço seguro e severo nos tenta transmitir.

À chegada ao aeroporto de Lisboa, onde a total ausência de uma aparência de modernidade está de acordo com a qualidade do serviço e do conforto que nos é, a nós passageiros, prestado, não me surpreendi, quando, ao final de todos estes anos, se continua a contornar esse verdadeiro Tolan da Portela: o avião Jumbo de Mobutu o que fará com que se possa dizer que, entre nós, os ditadores passam, os aviões ficam.

De Bag

sexta-feira, setembro 15, 2006



No Porto, invejoso, dos "Cats" (às dezenas e ainda por cima meus vizinhos no hotel) que por cá vão ficar e dos "Negros" que, antes de 8 de Outubro, me farão regressar.

De Bag

eu não quero acreditar...

A partir de terça-feira, a GNR irá buscar a casa os alunos da Gemieira, em Ponte de Lima, cujos pais se recusem a deixá-los ir às aulas no Centro Escolar da Ribeira. A garantia foi dada pela Coordenadora da Área Educativa de Viana do Castelo, em resposta às famílias que há uma semana impedem os filhos de ir para a nova escola de acolhimento e após uma reunião em que o presidente da Câmara de Ponte de Lima tentou sensibilizar os pais dos trinta alunos para que "abandonem" os protestos contra o encerramento da velha escola. Irredutíveis, os encarregados de educação ameaçam agora uma greve de fome. (...)

Para lá

quinta-feira, setembro 14, 2006

Things Can Only Get Better - Parte II

Em 1997 o seu lema era: "Things Can Only Get Better". Em 2006 parece querer dizer-nos que: "Things can't get much better".

Esta semana parece que finalmente a balança do poder de Blair, sempre com a sua acção interna a valer-lhe um "prato" positivo, se desequilibrou. A política internacional, aliada a um partido que, esperamos, não tenha esquecido as lições dos anos 80 e 90 e à acção quase mefistófelica do Senhor Brown, que parece ser tão eficiente a manobrar os bastidores de Downing Street, quanto o seu homónimo foi a "deslutar" a Raínha Victória, farão esfregar de contentamento muita gente no Partido Conservador e nenhum mais do que o Senhor Cameron, para quem "Things Can Only get Better".

De Bag

Segunda Dúvida

E se a gestão privada dos fundos da segurança social (negócio certamente muito rentável para os privados) der buraco? Quem garante o pagamento das prestações complementares? Será o Estado?

De Bag

Dúvida

Alguém faz o favor de me explicar como é que pode ser uma boa coisa para o reequilíbrio das contas da segurança social a possibilidade dos contribuintes entregarem parte das suas prestações sociais aos privados?

De Bag

terça-feira, setembro 12, 2006

5 Anos

Sobre o que se passou há, mais ou menos, cinco anos nos EUA já se disse tudo, desde os lugares comuns que descrevem todas as possíveis geografias do horror, às maiores banalidades, desde confabulações surrealistas que nos dizem que os ataques foram auto-infligidos, ou não foram assim, até, agora mais recentemente, à teoria que nos jura a irrelevância histórica dos mesmos.

Nestes cinco anos, em que o Mundo mudou tanto e para pior, tenho a forte suspeita de que nem nós, nem os nossos medos mudámos muito. Tornámos-nos só mais egoístas, ao ponto de, mesmo depois do 11 de Setembro, um nova iorquino continue a não querer saber onde fica Gaza.

De Bag

quando se perde um amigo, parece que tudo devia parar...

Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come.
W.H. Auden

Para lá

quinta-feira, setembro 07, 2006

O Idiota

Continuo a comprar o Público apesar de dar por mim a concordar menos e menos quer com o seu conteúdo, quer com aquilo que tem sido a sua política editorial. Nesta idade de mediocridade e desresponsabilização, para a qual também o Público tem chamado e bem a atenção, o jornal dirigido por José Manuel Fernandes, ex Maoista, ex-Comunista e, se calhar, em breve, ex-neoliberal, tem um Provedor do Leitor, cujo papel é o de dar voz às criticas e queixas dos leitores, confrontando os jornalistas que estiverem em causa com as eventuais falhas do seus trabalhos. Recentemente dois episódios diferentes, mas iguais, estiveram em foco.

O primeiro teve a ver com uma visita que JMF teria feito a Israel a convite e a custas do Estado Hebraico, visita que coincidiu com a ofensiva Israelita no Líbano. O segundo com uma nota que a redacção decidiu colocar no final de um texto de opnião de Isabel do Carmo. Não vou falar aqui, novamente, da forma como JMF e sua clic de forma quase furiosa defendem as suas opniões, utilizando para tal o fórum que é o jornal onde trabalham. Essa sua furiosa defesa não tem olhado a meios, nem tem "vergonha".

Aquilo que me intrigou desta vez, embora dea confessar que não me tenha surpreendido, foi o facto de alguém se ter sujeito a ser Provedor nestas condições. Para quê ter um Provedor que escreve que considerou infeliz, ou desprovida de razões, ou de ética jornalística as acções de um Director de Jornal, sem que essas suas palavras escritas tenham qualquer consequência. Será JMF uma espécie de Fátima Felgueiras do Jornalismo português? Ou será o Senhor Provedor um "Idiota"?

De Bag

terça-feira, setembro 05, 2006

e os trabalhos dos alunos ficaram no chão...

Não tenho o previlégio de dizer que o tempo que passei na escola primária foi excelente, embora desejasse esse momento, pois tinha uma irmã que já lá estava e como tal queria fazer o a mesma coisa que ela. Antes pelo contrário, lembro-me das reguadas e dos puxões de orelhas e da forma discriminatória como as crianças mais pobres eram tratadas, do crucifico e das fotografias do Américo Tomaz e do Salazar na parede da sala de aula. Nem sequer me lembro do nome das duas professoras que tive ao longo de quatro anos.
Esta era a pedagogia há quarenta e tal anos atrás.
Lembro-me que há mais ou menos vinte anos, numa 2ª feira, quando fui buscar a minha filha à escola, a encontrei lavada em láfrimas porque no fim de semana tinham feito limpeza aos telhados e desintupimento dos algeirozes e tinham destruido tudo quanto era ninhos e deixado todos os passarinhos no chão do recreio da mesma escola das reguadas e dos puxões de orelhas. Desta vez os pais reclamaram e a direcção da escola reconheceu o erro e a dor das crianças.
Hoje, fecha-se uma outra escola, mudam-se os móveis e deixam-se os trabalhos dos alunos no chão. É claro que essa tarefa não competia de certo à equipa de mudança de móveis e nem provavelmente os professores no final do ano lectivo contavam sequer que este ano não iriam dar aulas ali. Então, qual é a pedagogia hoje? Quem decide a mudança está-se nas tintas e nem sequer percebe que este "pequeno" detalhe simboliza exactamente o que este país pensa da produção intelectual dos alunos, pois é exactamente disso que se trata. Tenho raiva, mesmo muita!!

Para lá

segunda-feira, setembro 04, 2006

ainda o preço dos preservativos...

Preço dos preservativos em Portugal pode condicionar prática do sexo seguro - título de notícia do Público de hoje.

Não deixa de ser interessante que esta questão tão velha faça ainda hoje noticia de jornal e de telejornal. Esta e muitas outras questões nunca foram discutidas de forma séria e tomadas em consideração como de um problema de saúde sério público e privado se tratasse. Portanto, não admira que os números da infecção pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual sejam tão assustadores, sabendo-se de antemão que os números mostram apenas e só um pequena parte da ponta do iceberg.
Há muito que outros países resolveram este dilema pondo em porática duas medidas. Uma, diminuir as taxas ssobre este tipo de artigos e outra, distribuindo por tudo o que é unidade de saúde os ditos preservativos de forma gratuíta. Nós, como é habitual, continuamos a fazer estudos e a inventar a roda...

Para lá

"O Independente Inadaptado"

Atingi a maioridade no ano em que apareceu o Independente. Parecia-me que naquele ano, que coincidiu com a minha entrada para a Faculdade, que o Independente salvava semanalmente o país. Era liberal e não devia nada a ninguém. Quando terminei a faculdade, com alguns anos de atraso, o Independente já me começou a parecer um jornal diferente. A sua liberalidade tinha-se transformado numa luta por valores de democracia cristã e o seu espírito já só era aparentemente indomável. E o problema foi que o Independente se ficou por aí. Não terminou o curso, nem fez pós graduação, muito menos conseguiu trabalho, ainda que menos qualificado. Viveu os últimos anos em função da promessa que revelou naqueles primeiros anos em que, pareceu ter nascido, também como eu, logo com 18 anos.

De Bag

Willie Nelson - Cowboys Are Frequently, Secretly (Fond Of Ea

A não perder uma música de um "Willie Brokeback Nelson"

sábado, setembro 02, 2006

outras batalhas...


a dos tomates, em Buñol, conhecida por Tomatina e ocorre todos os 29 de Agosto.

tem regras, que devem ser cumpridas e no final vão todos a banhos municpais. Pois deve ser divertido!


referer referrer referers referrers http_referer Who links to me? More blogs about http://paraladebagdade.blogspot.com.
Visited Countries
My Visited Countries

Get your own Visited Countries Map from Travel Blog